412

Nota de pesar pelo falecimento do presidente emérito da CNTS

Nota de Pesar

José Lião de Almeida faleceu nesta segunda-feira, 2, de causas naturais, em São Paulo. Lião sempre foi um batalhador pelos direitos trabalhistas e sociais, articulou e criou a CNTS, em 1991, tornando-a uma entidade forte que representa milhões de trabalhadores.

Com profunda tristeza e lamento a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS comunica o falecimento de um dos seus dirigentes mais ilustres, fundador e presidente emérito, José Lião de Almeida, aos 89 anos. O falecimento ocorreu nesta segunda-feira, 2, em São Paulo, de causas naturais. Sindicalista, auxiliar de enfermagem e advogado, Lião sempre foi um batalhador pelos direitos trabalhistas e sociais, articulou e criou a CNTS, em 1991, tornando-a uma entidade forte que representa milhões de trabalhadores.

A história de Lião sempre foi de luta em defesa dos direitos da categoria da saúde, buscando avanços na legislação trabalhista. Por conta do comprometido com o projeto de transformação social do país, articulou e criou a CNTS. A criação da Confederação foi o primeiro e grande passo para a defesa intransigente dos serviços públicos de saúde e dos direitos sociais e trabalhistas da categoria.

Como presidente da Confederação, a atuação de José Lião de Almeida construiu novos e melhores dias para a categoria, especialmente na representação junto a instâncias de debate e propositivas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e na integração, com demais entidades de trabalhadores, visando fortalecer a organização sindical do país. Sob sua gestão, a CNTS se consolidou, seguindo princípios determinantes no sentido de bem representar os trabalhadores da saúde e, também, na qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade brasileira, essencialmente à grande maioria da população, usuária do Sistema Único de Saúde – SUS.

Lião sempre foi reconhecido pelos seus pares como batalhador pelos direitos trabalhistas e sociais, pelas propostas de inclusão implantadas e pela preocupação com a educação em geral, a formação e qualificação dos trabalhadores. José Lião foi presidente da CNTS por 28 anos e deixou o cargo devido a problemas de saúde. Em agosto deste ano, ele foi agraciado pela diretoria efetiva da Confederação com o Título de Presidente Emérito da CNTS, de acordo com as disposições contidas no artigo 117 do Estatuto Social.

O alagoano José Lião de Almeida, entre tantas atribuições e sempre voltado para os mais necessitados exerceu, ainda, a presidência do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo – SinSaudeSP.

O presidente Lião nos deixa também um repertório de muitas histórias que certamente continuarão a ecoar através de muitas outras vozes no presente e futuro de nossa categoria. Força, conforto e afeto aos familiares, amigos e colegas neste momento de tristeza por essa grande perda. José Lião de Almeida, presente!

CNTS

2 opiniões sobre “Nota de pesar pelo falecimento do presidente emérito da CNTS

  • Renato Jorge Trindade Corrêa

    Meus Sentimentos e Minha Solidariedade a seus Familiares. José Lião de Almeida foi um Exemplo como Dirigente Sindical na Luta em Defesa dos Direitos Trabalhistas e dos Trabalhadores de Saúde do Brasil, seu legado será lembrado por todas as gerações, tive a honra de ser seu Primeiro Vice Presidente quando da fundação da CNTS no Congresso de 1991 em Praia Grande São Paulo que, os Espíritos de luz te Recebam e te Abençoem na Paz do Senhor Deus e Jesus em sua infinita bondade e que assim seja. Amém. Siga em Paz nosso Líder e Grande Presidente. Renato Corrêa. `Presidente do Sindisaúde de Uruguaiana e Itaqui. RS.

  • Carlos Antonio Borges da Rosa

    Meus sentimentos de pesar aos amigos e familiares. José Lião de Almeida deu uma grande contribuição para a fundação da Cnts, e principalmente, a sustentação política necessária para que entidade pudesse caminhar de forma atuante na defesa dos interesses da classe trabalhadora brasileira e do SUS. Siga em paz nesta nova caminhada. Carlos Antonio Borges da Rosa – FETESSESC -Florianópolis/SC.

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *