4

Mulheres e violência: tema em palestra na UnB

Com o intuito de reunir e difundir debates, estudos, pesquisas acadêmicas, ativismos e propostas político-sociais dedicadas ao entendimento, combate e prevenção da violência contra as mulheres no Brasil, será realizado III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero tem como tema “Mulheres e Violências: Interseccionalidades”. O termo “interseccionalidades” põe em relevo a diversidade das identidades e experiências das mulheres ao considerar a articulação do sexo/gênero com outros eixos identitários (raça, etnia, classe, sexualidade/orientação sexual, religião, idade/geração, territorialidade, etc.) que também participam de discursos e práticas sociais que sustentam desigualdades, exclusões e violências que acometem muitas mulheres na sociedade. O evento acontece de 9 a 11 de novembro na Universidade de Brasília – UnB.

O evento é interdisciplinar e contará com a presença de diversas pesquisadoras no tema. No dia 8 acontecerá o pré-colóquio sobre violência contra a mulher e o papel dos profissionais de saúde. A cerimônia é fruto do trabalho do grupo Notifique, com o apoio do Ministério Público E do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Núcleo de Estudos e Programas A atenção e Vigilância em Violência – Nepav. As palestras acontecerão durante todo o dia e as inscrições poderão ser feitas pelo site http://www.coloquiofeminista.com/inscricao.

Histórico do evento

Segundo a psicóloga e professora da UnB, Valeska Zanello, o Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero tem, desde sua origem, natureza transdisciplinar e interinstitucional neste sentido, a meta é, ampliar as articulações com outras instituições que compartilham os mesmos objetivos, sobretudo, aquelas da região centro-oeste, para potencializar os ganhos políticos e acadêmicos dos assuntos a serem trabalhados durante os eventos. O Colóquio tem o potencial para constituir-se em importante fórum de discussão e de divulgação das investigações da área dos estudos feministas e de gênero. Isso se deve à sua natureza interdisciplinar, bem como à sua importância nos campos de atuação política – esta, entendida em seu sentido mais amplo – e acadêmica.

“Assim, acreditamos na boa receptividade do evento para um amplo espectro de pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação, bem como de profissionais que atuam na área da promoção da igualdade entre homens e mulheres, no combate à violência contra as mulheres e em vários outros campos de atuação onde ainda se faz necessária a igualdade de gênero”, declarou.

O primeiro Colóquio, com o tema “Diálogos Interdisciplinares”, realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2009, em parceria com o IESB – Instituto de Ensino Superior de Brasília e a UCB – Universidade Católica de Brasília, teve seu âmbito de atuação restrito à comunidade local.  Teve boa receptividade, que contou com aproximadamente 200 participantes de algumas universidades locais e, surpreendentemente, também do centro-oeste. Em 2011, as organizadoras do Colóquio participaram da organização na UnB do “XIV Seminário Nacional/V Seminário Internacional Mulher e Literatura”, evento de grande porte que congregou aproximadamente 900 participantes, fato que impediu a realização do Colóquio em 2011.

Em 2014 o II Colóquio, com o tema “Articulações e Perspectivas”, foi no Memorial Darcy Ribeiro no campus da Universidade de Brasília, no período de 28 a 30 de maio.   

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *