197
Foto: MPT

MPT convoca para campanha Maio Lilás 2019

Sindicalismo

Meta é realizar atividades destinadas a promover o princípio da liberdade sindical e conhecimento das entidades que defendem os direitos e interesses de suas categorias

Com foco na importância dos sindicatos na defesa dos interesses de seus representados e, por conseguinte, da necessidade de os trabalhadores conhecerem e participarem das atividades promovidas pela entidade que os representa; das práticas sindicais de valorização das boas condutas e combate das que forem antissindicais; e o destaque de direitos trabalhistas que tiveram origem em convenções e acordos coletivos de trabalho e que foram incorporados à legislação, passando a ser uma conquista não só de uma categoria, mas de todos os trabalhadores; o Ministério Público do Trabalho propõe à sociedade e, em especial, aos trabalhadores e empresas, a campanha “Maio Lilás”.

Foto: MPT

O evento também comemora os dez anos de criação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical – Conalis, que coordena a campanha, ressaltando sua importância e atualidade na promoção da liberdade sindical. O mês foi escolhido em virtude de ser o período no qual se comemora o Dia do Trabalho e a cor lilás é uma homenagem às mulheres trabalhadoras e às lutas por melhoria de suas condições de trabalho e emancipação social. O MPT lembra que mais de 100 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas em incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

Em ofício enviado à CNTS, o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, explica que, como forma de divulgar a campanha de modo coordenado, algumas atividades foram definidas para que as instituições avaliem a possibilidade de adesão, como iluminação de suas sedes com a tonalidade lilás; colocação de laços e/ou faixas lilases nos edifícios sedes; divulgação da versão digital da revista 34, sobre sindicatos, da série “MPT em quadrinhos”, e sua inserção nos respectivos sites; colocação de mensagens nos sites alusivas à atuação sindical democrática e participativa, predominância da cor lilás durante o mês de maio nos respectivos sítios e utilização da mensagem: “Conheça quem te representa”.

A versão em pdf da revista 34 da série “MPT em quadrinhos” está disponível nos links: http://www.mptemquadrinhos.com.br/, em baixa resolução (aprox. 3 mb); e pdf em alta resolução: http://www.mptemquadrinhos.com.br/alta/HQ34-ALTA.pdf (aprox. 28 mb). O MPT dispõe de exemplares impressos da revista e, havendo interesse em sua divulgação, é possível disponibilizá-los para distribuição. O MPT está à disposição para as informações necessárias à execução das atividades.

Fonte: Com informações do MPT
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *