4

Ministro da Saúde revoga portarias que desobrigava presença de agentes de saúde no PSF

Em mobilização realizada na Câmara dos Deputados e junto ao Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, 9, centenas de agentes comunitários de saúde exigiram, e conquistaram, a revogação das portarias 958/16 e 959/16, que previam a retirada da obrigatoriedade da presença desses profissionais nas equipes multiprofissionais do Programa Saúde da Família – PSF, de serviço de atenção básica. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, atendeu a reivindicação dos ACS, tornando “insubsistentes” as duas portarias e também criou um grupo de trabalho para redefinir as atribuições dos ACS e tratar do reajuste do piso salarial nacional.

A revogação das portarias 958 e 959 também foi requerida em dois Projetos de Decreto Legislativo – 396/16 e 397/16 – do deputado Mandetta (DEM-MS). As portarias foram editadas em 10 de maio deste ano pelo então secretário executivo da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, como ministro interino, por reivindicação dos conselhos estaduais e municipais de secretário de saúde – Conass e Conasems.

Pelas normas, os agentes comunitários de saúde poderiam ser substituídos por técnicos em enfermagem. Atualmente, a Portaria 2.488/2011 estabelece a presença obrigatória desses profissionais no PSF, com proporção máxima de um agente para cada 750 pessoas atendidas e 12 profissionais por equipe de saúde da família. A Lei 11.350/06 define quais atividades serão exercidas pelo ACS. Segundo lideranças, a não revogação das portarias poderia provocar o desemprego de mais de 200 mil Agentes em todo o país.

Em audiência na Câmara, antes da decisão de Barros, parlamentares de diferentes partidos defenderam a categoria e se comprometeram a agilizar a votação dos projetos. De acordo com a assessoria de Mandetta, apenas a liderança do governo e do PMDB ainda não assinaram o pedido de urgência para votar os textos. Mandetta disse que a ação dos agentes foi uma resposta ao Ministério, que havia emitido uma nota que a portaria continuaria vigente, mas que não se aplicasse. “Isso fez com que os agentes viessem em uma grande mobilização, porque isso afeta a vida de todos eles e afeta a atenção básica.”

Na véspera da mobilização, dirigentes da Sindsaúde do Ceará, uma das entidades sindicais de representação dos agentes, visitaram a CNTS na busca de apoio à revogação das portarias pelo Ministério ou com aprovação dos projetos na Câmara. “Estamos mobilizados pela revogação das Portarias 958 e 959 e pela instituição do reajuste anual do salário dos agentes comunitários de saúde. Solicitamos à CNTS participação nos grupos de trabalho que debatem estes temas, porque acreditamos que a participação da Confederação vem somente para qualificar o debate e unir forças em torno destas pautas legítimas, agregando capital político e jurídico”, disse o diretor jurídico do Sindicato, José Quintino.

Os dirigentes do Sindsaúde foram recebidos pelo secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna, que apresentou a posição solidária da Confederação, no sentido de apoio junto ao governo e ao Congresso Nacional. “É importante que haja uma discussão ampla quanto à questão salarial e também quanto às funções inerentes ao trabalho dos agentes comunitários, que são diferentes das atividades próprias da enfermagem”, ressaltou.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *