28
Foto: Pedro França/Agência Senado

Ministério do Trabalho cancela 959 registros sindicais por falta de atualização

Trabalho e Emprego

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou, na última sexta-feira, 3, um despacho no Diário Oficial da União (DOU) anunciando o cancelamento de 959 registros sindicais. Entre as entidades afetadas, 712 são sindicatos de trabalhadores (706 sindicatos e 6 federações) e 247 correspondem a entidades patronais.

De acordo com o documento, o cancelamento abrange entidades que estavam há oito anos ou mais sem atualizar o mandato de suas diretorias no sistema CNES. A medida está prevista na Portaria nº 3.472/2023. Todas as entidades impactadas foram notificadas em 1º de julho de 2024 sobre a necessidade de regularização. Apenas os registros das entidades que não efetuaram a atualização dentro do prazo estabelecido foram cancelados.

A lista completa das entidades que tiveram seus registros cancelados pode ser acessada clicando aqui.

“É importante destacar que somente entidades sindicais com registro ativo e diretorias vigentes podem registrar Acordos e Convenções Coletivas no Sistema Mediador do MTE. Isso significa que muitas das 959 entidades afetadas – sendo 712 de trabalhadores e 247 de empregadores – estavam inativas há mais de oito anos e, portanto, não registraram Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho, especialmente no setor privado. Agora, os trabalhadores terão a oportunidade de criar novos sindicatos representativos ou poderão ser representados por sindicatos já existentes, por meio do instituto de extensão da base territorial”, explicou o Secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto.

Além disso, o Ministério notificou 90 outras entidades sindicais (sendo 72 de trabalhadores) para que regularizem o mandato de suas diretorias até 30 de junho de 2025. Caso contrário, também estarão sujeitas ao cancelamento de seus registros. A lista dessas entidades notificadas está disponível aqui.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *