48
Foto: Freepik

Justiça Federal garante desconto em folha para sindicatos no Rio de Janeiro

Judiciário

MP de Bolsonaro vetou obrigatoriedade de contribuições aprovadas em assembleia

A Justiça Federal do Rio de Janeiro acatou dois pedidos de servidores públicos federais e autorizaram os respectivos sindicatos das categorias a descontarem contribuições sindicais mensais aprovadas em assembleia direto do contracheque dos funcionários. As liminares – medidas de caráter provisório – vão de encontro à Medida Provisória 873/2019 publicada pelo presidente Jair Bolsonaro que mudou as regras para a contribuição.

Em decisão a favor do Sisejufe-RJ – Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do Estado do RJ, o juiz federal Fabio Tenenblat afirmou que, como a MP entrou em 1º de março, “não houve tempo hábil mínimo para que os sindicatos reorganizem suas finanças, em função de eventual inadimplência decorrente da nova sistemática de cobrança instituída, o que lhes enseja irreparável prejuízo a seu funcionamento”.

Tenenblat acrescentou que não é razoável a “vedação para que a cobrança de contribuição autorizada pelo sindicalizado ocorra por meio de desconto em folha de pagamento”.

Na outra decisão, a favor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – SintUFRJ, o juiz Mauro Luís Rocha Lopes argumentou que não caberia aplicar a regra da MP sobre boletos porque essa instrução valeria apenas para o recolhimento anual, e a ação versava sobre contribuições voluntárias mensais.

“Não fosse bastante, mostra-se claramente excedente do razoável impor-se ao sindicato, em caráter de surpresa, a necessidade de se aparelhar para, em poucos dias, iniciar cobrança de mensalidades pela custosa e problemática via do ‘boleto bancário’, a gerar imaginada lacuna na arrecadação em prejuízo à classe de trabalhadores cujos direitos são pelo primeiro tutelados”, acrescentou.

Disse ainda que a Constituição garante que “a assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva”.

Entenda a MP – Às vésperas do carnaval, o governo federal editou a MP 873/2019, que revogou dispositivos da Lei 8.112/1990 e da Consolidação das Leis do Trabalho, estabelecendo que, em todas as categorias, o aval para o recolhimento deve ser escrito e individual de cada trabalhador, e a contribuição terá de ser feita via boleto bancário a ser enviado para a residência do empregado ou por guia eletrônica.

A medida ainda acaba com a possibilidade de a restituição do desconto da contribuição sindical ser decidida nas negociações coletivas ou assembleias gerais das categorias.

Por meio de nota, a CNTS destacou que é flagrante a inconstitucionalidade da matéria tratada na MP, que fere o princípio da liberdade sindical prevista no art. 8° da Constituição Federal, ao promover interferência estatal na organização sindical brasileira. Verdadeira prática antissindical patrocinada pelo Estado.

Ressalta também que a MP confronta a orientação da OIT – Organização Internacional do Trabalho que garante liberdade de atuação sindical e livre negociação.

Além disso, o Ministério Público do Trabalho e diversas ações na Justiça Trabalhista reafirmam que as assembleias dos trabalhadores são soberanas e legítimas para definir a instituição de contribuição sindical devida por toda a categoria.

Fonte: Com informações da Folha de São Paulo
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *