8
Foto: Divulgação

Infecção hospitalar é tema do primeiro podcast do projeto Fiocruz no Ar

Saúde

A Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC, está divulgando o podcast ‘Fiocruz no Ar’ – que trará informações para a população sobre a resistência aos antibióticos. Segundo informações da União Europeia para Saúde e Segurança Alimentar, 700 mil pacientes morrem por ano de infecções provocadas por bactérias resistentes. Em 2050, os estudos apontam que 10 milhões pessoas morrerão pelo problema em todo o mundo.

Conforme dados do Global Antimicrobial Surveillance System – GLASS, as bactérias mais resistentes citadas são: Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus e Streptococcus pneumoniae, seguidas da Salmonella spp.

O Projeto Fiocruz no Ar produzirá 18 podcasts para serem distribuídos por rádios interessadas em veicular – gratuitamente – informação de qualidade, tendo como referência a expertise de 118 anos da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, do Ministério da Saúde.  Os programas também serão distribuídos por Whatsapp, buscando atingir maior número de pessoas.

Infecção hospitalar – Neste primeiro programa, enfocaremos a infecção hospitalar, que mata um milhão de pessoas e deixa sete milhões com complicações no período pós-operatório, em todo o mundo. No Brasil, a OPAS/OMS estima que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações.

Matéria do site Proqualis/Fiocruz – Programa de Segurança do Paciente explica que a resistência aos antibióticos, dentre outros problemas, “pode causar o prolongamento da doença, o aumento da taxa de mortalidade, a permanência prolongada no ambiente hospitalar e a ineficácia dos tratamentos preventivos que comprometem toda a população”.

O programa tem duração de 2m39s e alerta sobre os riscos da infecção hospitalar e dá dicas de como evitá-la. Para ouvi-lo, acesse o canal Fiocruz no Ar no SoundCloud, clicando aqui.

 

Fonte: Fiocruz
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a CNTS
nas Redes Sociais