31
Foto: Divulgação

Hospitais bloqueiam mensalidades sindicais e prejudicam trabalhadores

Sindicatos de Base

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas – Sateal entrou com ação na Procuradoria Regional e Justiça do Trabalho contra diversos hospitais em Alagoas que estão cometendo os crimes de prática antissindical e apropriação indébita, detendo recursos das mensalidades sindicais dos trabalhadores que são destinadas a manutenção do Sindicato.

Além de desfiliar trabalhadores sem informá-los, denúncias indicam coerção e intimidação de profissionais que questionam a ausência do desconto da contribuição mensal dos associados no contracheque e o repasse da unidade a manutenção da entidade sindical.

A prática é uma retaliação das unidades de saúde aos profissionais que passaram a participar ativamente e em grande volume das audiências no Tribunal de Regional do Trabalho, que entre outros pontos, está discutindo a proposta da implantação da jornada 12×36 diurna ou noturna, sem a folga semanal.

O corte no repasse representa prejuízos graves no combate a abusos cometidos por empresas contra o exercício profissional e o trabalhador da enfermagem, uma vez que sem recursos, o Sindicato não consegue custear despesas de produção de material, deslocamento de equipes e diretores para as atividades, a exemplo de audiências na capital e interior, assembleias, encontros e outras atividades obrigatórias para a entidade.

“Compromete a qualidade na assistência, uma vez que contingencia nossos recursos para a oferta de serviços médicos, odontológicos, dos convênios para oferta de cursos e outros prejuízos que vão contribuindo para desmontar nosso alcance e autonomia”, explica o presidente da entidade, Mário Jorge Filho.

O que é a prática antissindical? – Impedir ou dificultar o direito de greve; impedir ou dificultar direito a sindicalização; sindicatos dos empregados e patronais unindo-se para ferir direitos dos trabalhadores; demissão; e transferência de local de trabalho ou qualquer outra forma que dificulte ou impeça o dirigente ao exercício de sua função sindical.

Fonte: Ascom Sateal
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a CNTS
nas Redes Sociais