
Grupo de Trabalho sobre PL 2564/20 realiza primeira reunião na Câmara dos Deputados
Piso Salarial da Enfermagem
O Congresso Nacional retomou os trabalhos legislativos nesta quarta-feira, 2, após o recesso iniciado antes do Natal. E a expectativa da Enfermagem é que a Câmara dos Deputados aprove o PL 2564/2020 ainda em 2022. Na Casa, as atividades foram retomadas com a reunião do Grupo de Trabalho que vai avaliar os impactos financeiros do piso salarial da Enfermagem.
A criação do grupo, coordenado pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), sob a relatoria do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP), se deu após divergências significantes no quantitativo de profissionais e no seu impacto financeiro.
Na reunião da quarta-feira, foi apresentado o plano de trabalho do GT, onde foi aprovado o calendário de reuniões:
08/02 – Reunião de apresentação e entrega do número de profissionais e impacto financeiro das entidades da enfermagem.
09/02 – Reunião de apresentação e entrega do número de profissionais e impacto financeiro no setor público.
15/02 – Reunião de apresentação e entrega do número de profissionais e impacto financeiro nos, Santa Casas, Hospitais Filantrópicos e serviços conveniados ao SUS.
15/02 – Reunião de apresentação de estudos sobre o mercado de trabalho da enfermagem e com o controle social.
16/02 – Reunião de apresentação e entrega do número de profissionais e impacto financeiro no setor privado e não conveniado ao SUS.
22/02 – Previsão de entrega do Relatório.
25/02 – Previsão de votação do Relatório. (Veja a íntegra do plano de trabalho, clicando aqui).
A luta da CNTS é pela aprovação do PL 2564/20 ainda em 2022. Por esta razão, a Confederação trabalha em conjunto com sua assessoria parlamentar na articulação de apoio dos deputados pela votação da proposta. Além disso, a Confederação apresentará estudo do número de profissionais e do impacto financeiro na reunião que ocorrerá no próximo dia 8 de fevereiro.
A CNTS também vai participar do Dia Nacional de Mobilização da Enfermagem, previsto para o dia 8 de março. Para isso, a Confederação vai realizar plenária nesta sexta-feira, 4, com dirigentes das federações filiadas e sindicatos vinculados, com o objetivo de debater estratégias de organização do ato.
Contudo, a mobilização não deve ser apenas das entidades representativas. A categoria precisa continuar atuante, principalmente nas redes sociais. Cobre o apoio do deputado do seu estado nesta importante causa.
Líderes declaram apoio ao projeto – O PL 2564 tem conquistado apoio de lideranças da Câmara dos Deputados. O líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), afirmou que o partido vai priorizar a aprovação do projeto que fixa o piso salarial da categoria. “Essas pessoas lutaram muito e a sociedade pôde compreender a importância deles para a vida e para a saúde das pessoas”, disse Calheiros.
O líder do DEM na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), também defendeu a votação do projeto ainda neste ano. “Eu quero e vamos trabalhar para isso, é uma questão de justiça com uma categoria que teve protagonismo no enfrentamento à pandemia e mostrou o seu valor ao arriscar a vida para salvar as nossas”, declarou ao Portal do Cofen.