Gripe Influenza A (H1N1)

CNTS

Ministério da Saúde divulga estratégia nacional de enfrentamento da segunda onda da pandemia

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta terça-feira (26) a estratégia nacional de enfrentamento contra a Influenza A (H1N1). Um dos principais pilares dessa estratégia, ao lado do reforço na rede de assistência, será a vacinação para públicos prioritários, em quatro etapas, entre 8 de março e 7 de maio. O objetivo da ação não é evitar a disseminação do vírus, que já está presente em 209 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos. A expectativa é imunizar pelo menos 62 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica.

São 83 milhões de doses da vacina e cada uma das fases da estratégia de vacinação estará voltada a um público específico: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida –, crianças de seis meses a dois anos e adultos de 20 a 29 anos.

A CNTS havia enviado ofício ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em agosto de 2009, solicitando a adoção de medidas preventivas para proteger as trabalhadoras grávidas e lactantes da exposição ao vírus em suas atividades profissionais. A proposta da Confederação foi levada ao Fentas – Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores na Área da Saúde e ao Conselho Nacional de Saúde, que aprovou o apoio e incluiu a cobrança de medidas protetivas aos demais profissionais que atuam em setores e atividades de contato com as pessoas contaminadas.

Leia mais na Agência CNTS nº 202

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *