1

Fórum Sindical da Saúde discute acidentes de trabalho

A cada 15 segundos 115 trabalhadores sofrem algum tipo de acidente de trabalho. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Esse foi um dos assuntos tratados na segunda reunião do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, do qual a CNTS faz parte, realizada na terça-feira (12). Diversas entidades sindicais do país estiveram presentes para discutir formas de monitorar as mortes de trabalhadores durante a jornada de trabalho. Segundo estudo apresentado pelo coordenador-geral da Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, Jorge Mesquita Machado, morrem mais trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho do que pessoas na guerra do Iraque.

Segundo a OIT, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho fatais. O Instituto Brasileiro de Geografia Estatísticas – IBGE estimou que teve 4,9 milhões de acidentes de trabalho em 2013 no Brasil. Já o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS coloca esses números sete vezes mais.  

Os dados causaram espanto para alguns sindicalistas, para os quais esse assunto tem que ser tratado com prioridade. Muitos relatam que esses números podem ser ainda maiores, pois no atestado de óbito de muitos trabalhadores não mostra o real motivo da morte. “Precisamos, juntos com o Cerest, investigar caso a caso, acompanhar e fazer registros das intervenções”, relatou o diretor nacional de Assuntos Trabalhistas da Nova Central, Luiz Antônio Festino.

Além do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador –  Cerest, que já fiscaliza as mortes, será realizada uma parceria com o Ministério do Trabalho. “O objetivo do Fórum é realizar um processo de construção conjunta e participativa com os trabalhadores, controle social e pesquisadores”, relatou o assistente técnico da coordenação do Fórum, Roque Veiga. Para reforçar ainda mais a vigilância, o Fórum decidiu realizar uma reunião semestral para tratar somente dos casos de acidentes de trabalho. 

Na reunião ficou aprovada a criação de três boletins informativos por ano, que tratarão dos casos de acidentes de trabalho por localidade e por hospitais para investigar as mortes dos trabalhadores, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os números que são alarmantes. O esboço do boletim será apresentado na primeira reunião da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador – CIST do Conselho Nacional da Saúde – CNS, em Mariana (MG), dia 28 de abril, em ato pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.  

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *