92
Foto: Cofen

Fórum Nacional da Enfermagem elege nova diretoria

Enfermagem

Nova composição terá a CNTS na 1ª secretaria para o biênio 2019/2021

O Fórum Nacional da Enfermagem, criado em torno da luta pela jornada de 30 horas, elegeu nova diretoria para o biênio 2019/2021. Os membros do Fórum aprovaram também a criação de calendário nacional para incentivar mobilizações em prol da enfermagem em todo o Brasil, como a que ocorreu em Minas Gerais em maio. A ideia de atuação conjunta foi consenso entre os membros do fórum, que pretendem intensificar as articulações no Congresso Nacional em prol de propostas em tramitação como o projeto que regulariza a jornada de trabalho de 30 horas semanais, a que estabelece o piso salarial nacional da enfermagem, da aposentadoria especial, da lei do descanso, do dimensionamento dos profissionais e o da educação.

Foi aprovada também a abertura de canal de diálogo com o Ministério da Saúde, com Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Cosens e entidades privadas/filantrópicas, com vistas a debater sobre as pautas da enfermagem.

Em relação a nova estrutura, a CNTS se mantém na 1ª secretaria. O Cofen ficará responsável pela coordenação geral do grupo; a CNTSS vai compor a 1ª coordenação; a ABEn a 2ª secretaria; a FNE comporá a 1ª tesouraria; e a Anaten a 2ª tesouraria. Além disso, foram eleitos também os coordenadores da Comissão Financeira Contábil que será coordenada pela ABEn; a Comissão de Mobilização ficará a cargo da CNTSS; a Comissão de Comunicação será comandada pelo Cofen; a Comissão Jurídica ficará a cargo da CNTS; e a Comissão Político Parlamentar será coordenada pela FNE.

Segundo o secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna, é necessário ampliar o debate a fim de mobilizar toda categoria em prol das pautas justas, que há anos são negligenciadas. “Precisamos multiplicar interlocutores, garantindo a representatividade política da enfermagem”.

Outra forma de mobilização aprovada pelo Fórum é a atuação junto à Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, a ser lançada dia 20 de agosto, com a finalidade de acompanhar, propor e analisar proposições e programas que disciplinem todos os assuntos referentes à enfermagem; realizar encontros, simpósios, seminários, debates e outros eventos, com vistas a difundir as medidas legislativas necessárias à regulamentação do setor em prol dos profissionais da enfermagem; e acompanhar ações a serem empreendidas pelo poder público no sentido de aprimorar a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estabelecer piso salarial da categoria, e regulamentar adequado local de descanso, entre outras ações que garantam os direitos dos profissionais da enfermagem.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *