
Fórum Nacional da Enfermagem elege nova diretoria
Enfermagem
Nova composição terá a CNTS na 1ª secretaria para o biênio 2019/2021
O Fórum Nacional da Enfermagem, criado em torno da luta pela jornada de 30 horas, elegeu nova diretoria para o biênio 2019/2021. Os membros do Fórum aprovaram também a criação de calendário nacional para incentivar mobilizações em prol da enfermagem em todo o Brasil, como a que ocorreu em Minas Gerais em maio. A ideia de atuação conjunta foi consenso entre os membros do fórum, que pretendem intensificar as articulações no Congresso Nacional em prol de propostas em tramitação como o projeto que regulariza a jornada de trabalho de 30 horas semanais, a que estabelece o piso salarial nacional da enfermagem, da aposentadoria especial, da lei do descanso, do dimensionamento dos profissionais e o da educação.
Foi aprovada também a abertura de canal de diálogo com o Ministério da Saúde, com Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Cosens e entidades privadas/filantrópicas, com vistas a debater sobre as pautas da enfermagem.
Em relação a nova estrutura, a CNTS se mantém na 1ª secretaria. O Cofen ficará responsável pela coordenação geral do grupo; a CNTSS vai compor a 1ª coordenação; a ABEn a 2ª secretaria; a FNE comporá a 1ª tesouraria; e a Anaten a 2ª tesouraria. Além disso, foram eleitos também os coordenadores da Comissão Financeira Contábil que será coordenada pela ABEn; a Comissão de Mobilização ficará a cargo da CNTSS; a Comissão de Comunicação será comandada pelo Cofen; a Comissão Jurídica ficará a cargo da CNTS; e a Comissão Político Parlamentar será coordenada pela FNE.
Segundo o secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna, é necessário ampliar o debate a fim de mobilizar toda categoria em prol das pautas justas, que há anos são negligenciadas. “Precisamos multiplicar interlocutores, garantindo a representatividade política da enfermagem”.
Outra forma de mobilização aprovada pelo Fórum é a atuação junto à Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, a ser lançada dia 20 de agosto, com a finalidade de acompanhar, propor e analisar proposições e programas que disciplinem todos os assuntos referentes à enfermagem; realizar encontros, simpósios, seminários, debates e outros eventos, com vistas a difundir as medidas legislativas necessárias à regulamentação do setor em prol dos profissionais da enfermagem; e acompanhar ações a serem empreendidas pelo poder público no sentido de aprimorar a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estabelecer piso salarial da categoria, e regulamentar adequado local de descanso, entre outras ações que garantam os direitos dos profissionais da enfermagem.