47
Foto: Fetessesc

Fetessesc relembra 40 anos de histórias de luta em evento comemorativo

Entidades de Base

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina – Fetessesc celebrou, dia 12 de dezembro, em Florianópolis, seus 40 anos de atuação sindical na luta pelos direitos dos trabalhadores e na garantia de saúde de qualidade para todos.

O evento, realizado na Escola de Formação Sindical Sul, contou com a presença dos diretores da entidade, do presidente Cleber Cândido, de presidentes ou representantes de sindicatos dos trabalhadores da área da saúde de Chapecó, Criciúma, Caçador, Tubarão, Joaçaba, Itajaí, Concórdia Florianópolis e Blumenau, de representante da CNTS, Valdirlei Castagna, da CUT Santa Catarina, Neudi Giachinni, e de todos os presidentes de gestões anteriores da Fetessesc: Gercino Evaristo, José Caetano Rodrigues, Adair Vassoler e Jânio Silva.

Foto: Fetessesc

Os presidentes de gestões anteriores da Fetessesc formaram a mesa de abertura do evento e resgataram, em suas falas, histórias sobre os esforços necessários para a fundação e o fortalecimento da Federação. O primeiro presidente da Fetessesc, Gercino Evaristo, relatou a emoção do momento. “Fiquei muito feliz em participar do evento e de ter sido lembrado junto com os presidentes da Federação para compor a mesa que celebrou os 40 anos. Também tive a oportunidade de conversar com os sindicalistas amigos que não via há tempos”, destacou.

O tesoureiro-geral da CNTS e ex-presidente da Federação, Adair Vassoler, destaca a felicidade em poder fazer parte de uma entidade que é compromissada com a construção de uma sociedade justa e igualitária para todos. “A Fetessesc é uma entidade que contribuiu para a socialização dos direitos da classe trabalhadora. Sempre defendendo princípios e bandeiras por meio de lutas necessárias para a melhor organização e mobilização dos trabalhadores, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e conquistar diretos”, afirmou.

Em homenagem aos sindicatos fundadores e aos sindicatos sustentadores, a Federação entregou uma placa pela contribuição desses sindicatos para a construção e fortalecimento da entidade. O diretor-tesoureiro da entidade, José Carlos dos Santos, foi especialmente homenageado na solenidade, ele que é diretor da Fetessesc desde a primeira formação de diretoria.

Para registrar suas histórias, a Federação lançou na solenidade o livro Fetessesc 40 anos. A publicação traz, em cinco capítulos, um resgate da atuação sindical da Federação e dos diretores que fizeram parte dessa história. A noite de celebração foi encerrada com um delicioso jantar de confraternização para os convidados do evento realizado pela Fetessesc.

Foto: Fetessesc

O secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna, parabeniza a Fetessesc por seus 40 anos de história e ressalta a força da entidade, que é reconhecida por todos os sindicatos do Estado, até mesmo por aqueles que não estão na gestão da entidade. “A Fetessesc conseguiu ser reconhecida por ser uma entidade muito atuante, que faz diversas ações com os trabalhadores. Além disso, a Fetessesc ajudou a dar sustentação para a CNTS. Já que ela contribui muito para o trabalho do dia a dia da Confederação, desde a fundação em 1991. Inclusive, acredito que a Federação terá um papel importante para fortalecer o movimento sindical diante de tantos retrocessos e ataques”, destacou.

Para a vice-presidente da Federação e diretora de Assuntos de Gênero, Raça, Diversidade e Juventude da CNTS, Maria Salete Cross, nessas quatro décadas de existência, a Fetessesc esteve efetivamente presente nas lutas dos trabalhadores da saúde “A Fetessesc mostrou sua real função ao participar ativamente como representante de seus sindicatos e dos trabalhadores na saúde catarinense.  Que o aprendizado seja uma lição que perdure por mais décadas de trabalho que virão. As batalhas se levantam novamente contra a classe trabalhadora e, mais do que nunca, estar ativo e fazer parte desse trabalho de defesa de direitos é fundamental para que possamos olhar à frente e ver que teremos sim um futuro melhor’, afirmou.

Fonte: Com informações da Fetessesc
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *