FETESSESC realiza XXIV Encontro de Trabalhadores da Saúde
Terminou neste sábado, 12, o XXIV Encontro estadual de Dirigentes Sindicais Trabalhadores em Saúde do Estado de santa Catarina, iniciado dia 9 último, com apoio da CNTS, e que tem como tema central Atuação Sindical em Tempos de crise – Os reflexos das reformas política e econômica na vida do trabalhador. A solenidade de abertura contou com a participação de dirigentes da CNTS e da FETESSESC, do Dieese, do Coren e da CUT estadual. “O mais importante é que o debate aqui realizado seja levado para as bases de forma a buscar avanços no dia a dia da categoria na luta entre o capital e o trabalho”, avaliou o presidente da federação, Kleber Ricardo da Silva Cândido.
A palestra de abertura do evento, proferida pelo economista e supervisor nacional do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, não apenas informou sobre a real situação da crise financeira que atinge o Brasil e o mundo, como também apontou caminhos para amenizar os efeitos e participação dos trabalhadores na busca de soluções. “Vivemos um momento de fragilidade econômica, diante de um contexto internacional adverso e falta de apoio da sociedade. O enfrentamento da crise exige investimento e contrapartida do governo, do Congresso Nacional, do sistema financeiro, dos empresários e dos movimentos sociais”, ressaltou Clemente.
As mudanças nos benefícios da Previdência Social, decorrentes das medidas provisórias 664 e 665, com destaque para as regras do fator previdenciário (85/95), foram esclarecidas pelo advogado especialista em direito previdenciário, Matusalém dos Santos. A advogada e consultora da CNTS, Zilmara Alencar, mexeu com o ânimo dos dirigentes sindicais ao falar sobre a conjuntura sindical e o reflexo da terceirização. Para encerrar as palestras, o economista e supervisor do Dieese em Santa Catarina, José Álvaro de Lima Cardoso, abordou sobre a dívida pública e a importância da Petrobrás no PIB nacional. As informações recebidas serão reunidas em documento a ser debatido com as bases da Federação.