1

FETESSESC realiza XXIV Encontro de Trabalhadores da Saúde

Terminou neste sábado, 12, o XXIV Encontro estadual de Dirigentes Sindicais Trabalhadores em Saúde do Estado de santa Catarina, iniciado dia 9 último, com apoio da CNTS, e que tem como tema central Atuação Sindical em Tempos de crise – Os reflexos das reformas política e econômica na vida do trabalhador. A solenidade de abertura contou com a participação de dirigentes da CNTS e da FETESSESC, do Dieese, do Coren e da CUT estadual. “O mais importante é que o debate aqui realizado seja levado para as bases de forma a buscar avanços no dia a dia da categoria na luta entre o capital e o trabalho”, avaliou o presidente da federação, Kleber Ricardo da Silva Cândido.

A palestra de abertura do evento, proferida pelo economista e supervisor nacional do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, não apenas informou sobre a real situação da crise financeira que atinge o Brasil e o mundo, como também apontou caminhos para amenizar os efeitos e participação dos trabalhadores na busca de soluções. “Vivemos um momento de fragilidade econômica, diante de um contexto internacional adverso e falta de apoio da sociedade. O enfrentamento da crise exige investimento e contrapartida do governo, do Congresso Nacional, do sistema financeiro, dos empresários e dos movimentos sociais”, ressaltou Clemente.

As mudanças nos benefícios da Previdência Social, decorrentes das medidas provisórias 664 e 665, com destaque para as regras do fator previdenciário (85/95), foram esclarecidas pelo advogado especialista em direito previdenciário, Matusalém dos Santos. A advogada e consultora da CNTS, Zilmara Alencar, mexeu com o ânimo dos dirigentes sindicais ao falar sobre a conjuntura sindical e o reflexo da terceirização. Para encerrar as palestras, o economista e supervisor do Dieese em Santa Catarina, José Álvaro de Lima Cardoso, abordou sobre a dívida pública e a importância da Petrobrás no PIB nacional. As informações recebidas serão reunidas em documento a ser debatido com as bases da Federação.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *