72
Foto - Tchélo Figueiredo/Gov. MT

Fessers lança cartilha para mulheres da saúde

Entidades de Base

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul – Feessers lançou a cartilha “Mulheres da saúde e a dura vida nas jornadas reversas”, direcionada para as mulheres trabalhadoras da área da saúde. A cartilha aborda a luta das profissionais, a excessiva jornada de trabalho, os avanços no mercado de trabalho e as ações das entidades sindicais na busca por mais direitos para as trabalhadoras, que representam 70% do setor da saúde no Brasil, segundo pesquisa da Fiocruz.

A dupla jornada de trabalho é algo que está introduzido na realidade de muitas mulheres, fazendo com que precisem conciliar afazeres domésticos e trabalho formal remunerado. De acordo com pesquisa do IBGE, a jornada média feminina – incluídos o trabalho, os afazeres domésticos e o cuidado de pessoas como filhos – ocupa 53,3 horas semanais. Elas trabalham 3,1 horas a mais do que a dos homens considerando o tempo dedicado ao emprego e ao cuidado da casa e de seus moradores.
A cartilha tem o objetivo de informar e orientar as profissionais nas questões relacionadas ao trabalho como também nas de saúde física e emocional. Através de depoimentos, a Federação ainda busca formular ações para transformar as relações de trabalho, promovendo o fim das discriminações e a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Leia a cartilha, clicando aqui.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *