24

Existir e resistir: CNTS participa do 1º Encontro Sindical LGBTQIA+ de Enfermeiros e Enfermeiras da FNE

Direitos Humanos

Na luta por inclusão, dignidade e respeito, São Paulo foi palco, nos dias 20 e 21 de junho,  do 1º Encontro Sindical LGBTQIA+ de Enfermeiros e Enfermeiras da FNE,  um marco importante na defesa dos direitos humanos e trabalhistas da categoria. A CNTS, cuja missão institucional inclui representar e defender os interesses individuais e coletivos dos trabalhadores da saúde, fez questão de estar presente e apoiar essa iniciativa tão necessária.

O Brasil carrega um triste e alarmante título: é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+. Diante dessa realidade de violência, exclusão e desigualdade, o presidente da CNTS, Valdirlei Castagna, reforçou o compromisso das entidades representativas dos profissionais da Enfermagem em seguir firmes na luta por direitos, respeito e igualdade. “Enquanto a realidade for marcada por desigualdade e exclusão, nossa luta seguirá incansável. O respeito, a igualdade e a inclusão deveriam ser princípios básicos e naturais nas relações de trabalho e na sociedade”, destacou Castagna.

O Encontro, patrocinado pelo Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo (SEESP) e com apoio da OAB São Paulo, contou com a participação de parlamentares, autoridades, lideranças sindicais e profissionais da enfermagem de diversas regiões do país. O objetivo central foi promover o diálogo, construir ações coletivas e fortalecer a inclusão e a valorização da diversidade nos ambientes de trabalho da enfermagem e na sociedade como um todo.

Com um só coro, as lideranças presentes defenderam a garantia dos direitos fundamentais da população LGBTQIA+: o direito à vida, à dignidade, à justiça, à liberdade de ser quem é, além da igualdade de oportunidades e condições de trabalho. 

A programação do evento foi marcada por palestras e rodas de conversa enriquecedoras, com temas como: políticas públicas de saúde para a população LGBTQIA+; estratégias para garantir o acesso universal e humanizado aos serviços de saúde; garantias e direitos da população LGBTQIA+ no ambiente de trabalho; relações sindicais e políticas de inclusão no Brasil; relações sindicais e políticas de inclusão no panorama Mundial e Interaméricas, entre outros temas. 

Ao final do encontro, foi aprovada a Carta Compromisso em defesa dos direitos da população LGBTQIA+, com a inclusão de cláusulas específicas nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs), visando garantir proteção, igualdade de oportunidades e condições dignas de trabalho para esses profissionais.

 

 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *