1

Etapa municipal da 1ª CNVS vai até 31 de agosto

As etapas municipais e macrorregionais para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde – CNVS iniciaram ontem, 22, e seguem até o dia 31 de agosto, e têm por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador da 1ª CNVS e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de vigilância. Nestas etapas serão eleitos, de forma paritária, os delegados que participarão das conferências estaduais e no Distrito Federal, de onde sairão os delegados para a etapa nacional. A 1ª CNVS será realizada pelo Conselho Nacional de Saúde, entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília. O tema central da conferência é “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

A organização e a coordenação das etapas municipais são de responsabilidade dos conselhos municipais de saúde. Assim, os critérios para participação deverão ser consultados junto ao conselho de cada cidade.

Seminários preparatórios

Com o objetivo de fortalecer os espaços institucionais de participação social e de democracia participativa, o Conselho Nacional de Saúde – CNS aprovou a realização do “Seminário Preparatório da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde”, nos dias 18 e 19 de julho. O evento, que acontecerá na sede do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo – SinSaudeSP, vai receber, além de representantes das centrais sindicais e movimentos populares, dirigentes da CNTS, que debaterão, entre outros assuntos, práticas de atenção e promoção à saúde dos cidadãos e os mecanismos para prevenção de doenças.

Já na área de saúde do trabalhador, a Confederação defende a realização de estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho. “Um dos nossos principais objetivos é trazer à tona a situação da saúde da população, além claro, da saúde do trabalhador que presta os cuidados aos brasileiros. Não podemos fechar os olhos para esta temática. Precisamos discutir estratégias que garantam a eficiência do SUS integral e universal”, disse o presidente da CNTS e SinSaudeSP, José Lião de Almeida.

“O objetivo das conferências livres é ampliar a participação popular no processo de construção da conferência nacional. Portanto, é um grande avanço essa regulamentação, que permitirá qualificar os debates e escolher representantes dessas conferências livres para estarem na conferência nacional como convidados”, avalia o coordenador adjunto da 1ª CNVS, conselheiro Fernando Pigatto.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira, a Conferência Nacional é um processo de construção coletiva, com diferentes formas de participação. “Pretendemos valorizar a democracia e o controle social, tendo diferentes processos preparatórios, entre eles oficinas, seminários e conferências livres, além das etapas municipais ou macrorregionais e estaduais, que serão concluídas no evento nacional”. (Com informações CNS)

 






CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *