Entidades cobram melhorias para o SUS no Dia Mundial da Saúde

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, o Conselho Nacional de Saúde organizou uma mobilização para reivindicar mais recursos para o SUS, que culminou em um abraço coletivo no Ministério da Saúde. A CNTS esteve presente defendendo a bandeira da saúde pública universal e de qualidade. “A CNTS vem acompanhando e participando de todos os movimentos em prol da implantação do Sistema Único de Saúde de forma integral e reivindicando melhorias”, ressaltou o tesoureiro da CNTS, Adair Vassoler, que participou do ato público.

 A falta de recursos é a principal causa para as grandes filas nos hospitais, para a falta de equipamentos, medicamentos e exames. O Movimento Saúde +10, do qual a CNTS faz parte, vem lutando por mais investimentos para o SUS. “O Movimento tem o poder de aglutinar as mais diversas forças políticas e sociais em torno do direito à saúde. O Saúde +10 cobra dos poderes Executivo e Legislativo a garantia para que as pessoas possam viver mais e melhor. A saúde unifica os setores que têm como referência a solidariedade e cooperação com o objetivo de que todos e todas possam viver mais e melhor”, ressaltou o presidente do CNS Ronald Ferreira.

Apesar disso, o SUS é o maior e mais abrangente sistema de saúde pública do mundo. A especialista em saúde pública da Universidade de Brasília, Helena Shimzu, ressalta que o SUS não nega atendimento a ninguém e atende até nas fronteiras. “Sabemos que temos muito que avançar. No Brasil, ainda existem áreas carentes em infraestrutura de serviços de saúde com um vazio assistencial muito grande. Mas não podemos deixar de citar que o SUS atende às populações ribeirinhas e quilombolas nos rincões do Brasil”.  

A partir de 2017 a saúde poderá contar com R$ 13 bilhões a mais em recursos se a PEC 01/2015 que tramita na Câmara dos Deputados for aprovada. A aprovação desta PEC é a garantia de sobrevivência do Sistema Único de Saúde, pois assegura o percentual mínimo da receita corrente líquida para custeio da saúde no Brasil. A Proposta foi aprovada em primeiro turno na Câmara com 402 votos favoráveis e apenas um contra e a qualquer momento pode ser votada no segundo turno até seguir para o Senado. 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *