16

Encontro Nacional: controle social debate saúde da população trabalhadora

Controle Social

Os desafios e as perspectivas do controle social na defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras estarão em pauta no 9ª Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Cisttão. Realizado pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS, o evento será realizado de 21 a 23 de agosto, no Hotel Carlton, em Brasília, e deverá reunir cerca de trezentos participantes de todo o Brasil. Estudantes, conselheiros de saúde, coordenadores dos Centros de Referências em Saúde do Trabalhador – Cerest, representantes das centrais sindicais e de movimentos sociais devem avaliar, entre outros temas, os impactos da reforma trabalhista, aprovada em agosto de 2017, na saúde dos brasileiros.

O Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, plataforma desenvolvida e mantida pelo Ministério Público do Trabalho, em Cooperação com a Organização Internacional do Trabalho – OIT, aponta que somente de 2012 a 2017 foram registrados 4.269.648 acidentes de trabalho. Um a cada 48 segundos. O total de mortes no período foi de 15.874.

“O adoecimento e os acidentes tendem a serem mais comuns agora, com a precarização ampliada por mudanças na legislação trabalhista, que aumentou a pressão e o assédio sobre os trabalhadores”, avalia o conselheiro nacional de saúde e coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Cistt, do CNS, Geordeci Menezes de Souza.

A promoção de oficinas de Formação em Saúde, debates sobre Nanotecnologia e Automação no Mundo do Trabalho, além dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e da Agenda 2030, com ênfase na saúde dos trabalhadores, também estão na programação do encontro. Representantes do Ministério da Saúde, do Conselhos Nacional de Secretários de Saúde – Conass, do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e de diversas entidades nacionais representativas em defesa da população trabalhadora no país devem participar dos debates.

Confira a programação completa do 9º Cisttão. (Fonte: ConectaSUS)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *