Encerrado com grande êxito no SinSaudeSP o projeto “PSF na Luta contra o Câncer de Mama”
Com a participação de mais de 300 pessoas, foi encerrado dia 12 de setembro o projeto “PSF na Luta Contra o Câncer de Mama”, uma parceria entre o SinSaudeSP e a Fundação Susan G. Komen, de renome internacional e uma entidade de referência na atuação mundial de combate à doença.
O projeto consistiu em levar treinamento especializado e de qualidade aos auxiliares de enfermagem do PSF/ESF, qualificando-os a agir como multiplicadores do conhecimento adquirido; estimulando a população feminina a praticar o autoconhecimento e fazer o exame de mamografia regularmente, entre outras ações preventivas.
“O diagnóstico precoce da doença pode salvar muitas vidas, uma vez que a estimativa é de que surjam 57 mil novos casos de câncer de mama em nosso país, segundo dados do Inca. Salvar a vida dessas mulheres é o nosso objetivo maior”, disse o Dr. José Lião de Almeida, presidente do SinSaudeSP e da CNTS.
Segundo o secretário-geral do SinSaudeSP, Joaquim José da Silva Filho, “o nosso Sindicato tem sido pioneiro em várias frentes na questão da saúde da mulher, uma vez que 85% de nossa categoria são compostos por elas. Nesse caminho, conseguimos em nossa convenção coletiva (CCT/Sindhosfil) a cláusula 43º, que garante a todas as trabalhadoras o direito à dispensa para fazer o exame de mamografia. Com esse projeto vitorioso nossa luta nessa frente ganha novos horizontes.”