2

Eleições: Profissionais de Enfermagem eleitos deputados

CNTS

Sete enfermeiras e dois técnicos de Enfermagem foram eleitos deputados estaduais em 2014. A próxima legislatura terá, ainda, a presença da enfermeira Carmen Zanotto, reeleita deputada federal. “Parabenizamos os eleitos e todos os profissionais que participaram do pleito. A presença nas casas legislativas é fundamental para pautar os projetos interesse da Enfermagem”, afirma Neyson Freire, assessor parlamentar do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen.  “Mas, para uma categoria com 2 milhões de profissionais, o número ainda é pequeno”.

Para o assessor, a baixa representatividade política compromete projetos de lei de interesse da Enfermagem, como o que regulamenta a jornada de trabalho – PL -30h e o projeto de criação do piso salarial.  “A situação é crítica”, afirma Neyson, que está fazendo um levantamento estatístico sobre as eleições 2014. “Na Câmara dos Deputados, a presença de profissionais de Enfermagem será ainda mais reduzida; de dois assentos para apenas um.”

A profissão também está presenta nas eleições para o poder executivo. No Amapá, o enfermeiro Rinaldo Martins disputa o 2º turno como candidato a vice-governador.

O Cofen apoia a regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais – já conquistada em alguns municípios – e o estabelecimento de um piso salarial que permita ao profissional viver dignamente. O Conselho, porém, não define essas questões. São necessárias leis que regulamentem essas questões. Por isso, a mobilização dos profissionais e entidades representativas, como sindicatos, também é fundamental. (Fonte: Cofen)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *