3

Eleição para diretoria da CNTS terá chapa única

A primeira etapa do processo eleitoral da CNTS foi concluída com êxito sem impugnação da chapa. A eleição acontecerá dia 18 de novembro, por meio de congresso eleitoral que reunirá mais de 90 delegados votantes. As inscrições para composição de chapa foram encerradas dia 6 de junho com o registro de apenas uma chapa.

A formação da chapa única, segundo o secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna, foi fruto de acerto político discutido junto às federações. Ao todo, compõem a nova chapa um grupo de 48 pessoas que coordenarão os trabalhos da CNTS no quinquênio de 2017 a 2022.

A comissão eleitoral composta por Valdemir Guimarães, Carlos Santos e Raimundo Morais junto com o secretário–geral, Valdirlei Castagna avaliou e aprovou os documentos dos integrantes da chapa inscrita em reunião na sede da Confederação na última sexta-feira (17). O diretor, Adair Vassoler, esteve presente na reunião representando a chapa inscrita.  

Finalizada esta primeira etapa, acontece a eleição dos delegados que serão indicados pelas federações. O colégio eleitoral da CNTS se divide entre eleitores natos, que são atualmente diretores da Confederação, dois indicados do conselho de representantes, e delegados eleitos, que são escolhidos pelas federações. O período de inscrição para delegados natos irá até o dia 4 de outubro. Para os delegados eleitos a data é até o dia 11 de julho.

Para indicação dos delegados eleitos, cada federação pode designar três nomes, podendo chegar a cinco, se a base de representação da federação for maior que 100 mil trabalhadores. “A indicação dos delegados é de extrema importância, pois através dela é que se forma o processo eleitoral. Esta é uma fase importante na vida da Confederação”, concluiu o secretário. 

Congresso eleitoral – A novidade dessa eleição é que ela será feita em forma de congresso que acontecerá em dois dias. “A CNTS está inovando na forma de eleição dos dirigentes. Realizaremos nos dias 17 e 18 de novembro o congresso eleitoral. No primeiro dia serão realizadas palestras sobre temas relevantes para os dirigentes sindicais da categoria e no dia 18 acontece o processo de votação. Poucas entidades de terceiro grau realizam suas eleições por forma de congresso”, disse Castagna. 

Ainda segundo o secretário-geral, com este novo modelo, a CNTS amplia a participação das federações na escolha democrática dos dirigentes da Confederação. “Antigamente, o processo eleitoral para escolha dos dirigentes da CNTS acontecia via conselho de representantes, ou seja, cada entidade tinha direito a indicar um eleitor, envolvendo assim, poucas pessoas na escolha dos gestores desta entidade que representa mais de 3 milhões de trabalhadores. Nós optamos por inovar, sendo esta eleição realizada via congresso. Participarão cerca de 90 delegados votantes. É um processo muito mais democrático e nos dá condições, a partir dessa responsabilidade maior, de fazermos uma discussão cada vez mais ampla e próxima com as federações e sindicatos. Desta forma, o grupo que estiver na gestão da entidade terá maior força política”.

Durante o congresso, serão encerradas as comemorações dos 25 anos da CNTS, com anúncio do resultado do concurso para escolha do hino da Confederação – cujas inscrições estarão abertas até 31 de agosto próximo -, lançamento de livro e revista comemorativa e homenagem àqueles que ajudaram e/ou ajudam a construir a CNTS. 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *