15

Diretoria do Sateal é empossada e reafirma compromisso com a enfermagem

Com um discurso pautado no enfrentamento a reforma trabalhista, pela valorização da enfermagem e o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho, Mário Jorge Filho, tomou posse como presidente na terça-feira, 31, junto à nova diretoria do Sateal, para gestão 2018-2021.

A solenidade aconteceu na sede do Sindicato, em Maceió, sendo comandada pelo presidente da Nova Central em Alagoas, Manoel Januário Filho. Presentes no encontro, diretores e suplentes da capital e do interior reafirmaram o compromisso em defender as bandeiras de luta dos auxiliares e técnicos de enfermagem.

“Estamos enfrentando um momento diferente na história política do movimento sindical, quando a reforma trabalhista exclui diversos direitos conquistados pela classe trabalhadora. O impacto dos danos só será medido a partir da vigência da reforma, em 2018. Além das questões que envolvem o governo federal, também lutamos pelo combate ao assédio moral, pela implantação da jornada de 30 horas semanais, a implantação do piso salarial nacional, da implantação da resolução 418 que trata da especialização do técnico de enfermagem, pelo cumprimento da NR32. Essas e outras bandeiras precisam ser disseminada entre todos os profissionais da enfermagem”, afirma Mário Jorge.

Pela valorização da enfermagem – Outro compromisso da nova gestão é com a valorização da enfermagem. Um dos maiores combates do Sateal tem sido a sobrecarga de trabalho e o dimensionamento de pessoal. Diversas unidades de saúde já foram denunciadas ao Ministério do Trabalho pelas duas práticas, que são danosas aos trabalhadores e pacientes.

“O profissional auxiliar e técnico é protagonista no processo do cuidado e não atua em retaguarda. A enfermagem alagoana não pode render-se. A unidade da categoria é indispensável. Não podemos aceitar a proposta patronal de salário mínimo para auxiliar e técnico de enfermagem. Temos que propor ainda uma integração na equipe de saúde e não ser apenas coadjuvante no processo, pois a enfermagem é a mola propulsora da saúde”, frisou Mário Jorge.







CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *