Diretoria define pauta da reunião de final de ano
Análise da conjuntura político-econômica, perfil da enfermagem, comunicação e ética profissional serão os temas de debate na reunião de encerramento das atividades da CNTS em 2015, prevista para o período de 23 a 25 de novembro. O lançamento do ano do Jubileu de Prata da Confederação e ato de reflexão sobre o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro, também estão na pauta. A agenda inclui, ainda, reunião da diretoria, dos comitês especiais, conselho fiscal e conselho de representantes para avaliação de questões administrativas e políticas de 2015 e planejamento para 2016.
Reunidos em Florianópolis no período de 7 a 10 deste mês, a diretoria e membros dos comitês especiais, além de dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina, participaram de debate acerca da NR 32, que dispõe sobre saúde e segurança no trabalho do trabalhador da saúde, com participação do diretor do departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Roque Veiga. Ele apresentou dados recentes relativos ao adoecimento dos profissionais e acidentes de trabalho. “Os auxiliares e técnicos são os que mais adoecem”, destacou, acrescentando que “melhorar as condições de trabalho amplia a qualidade da saúde dos trabalhadores”.
Os membros do Comitê Jurídico da Confederação discutiram a elaboração de proposta a ser apresentada à consulta pública do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, para alteração da Lei 5.905/1973, acerca das normas do Sistema Cofen/Corens. Também os componentes dos comitês de gênero, juventude, raça e LGBT avaliaram as atividades de 2015 e definiram uma pauta para até o início de 2016. O departamento de comunicação apresentou aos dirigentes o calendário e a grade de programação da Rádio CNTS, a ser implantada a partir do início do mês de outubro.