8
Foto: Rosinei Coutinho/STF

Dias Toffoli destaca necessidade de integração entre os tribunais

Judiciário

Segundo o presidente do STF, mais de 70% dos quase 80 milhões de processos no país tramitam nas cortes estaduais. Ele colocou as equipes do STF e do CNJ à disposição para buscar soluções conjuntas.

Em visita institucional ao Poder Judiciário de Pernambuco, em Recife, o presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, ministro Dias Toffoli, defendeu a integração com os tribunais regionais para uma melhor prestação jurisdicional. Ele recordou que mais de 70% dos quase 80 milhões de processos no país tramitam na Justiça estadual. A agenda fez parte de um cronograma de visitas aos tribunais nos estados com o propósito de promover o diálogo com operadores do direito e ampliar a cooperação e integração entre os órgãos.

Na busca pela interlocução com os demais poderes, o presidente do Supremo almoçou com o governador do Estado, Paulo Câmara, e com membros do Judiciário local. “O Brasil precisa cada vez mais de integração, da capacidade de se sentar à mesa e conversar, a fim de aperfeiçoar as instituições e o Estado Democrático de Direito em favor da população”, disse o chefe do executivo local, para quem a visita representa a aptidão do presidente do STF de conversar com os estados da federação.

Em seguida, Dias Toffoli visitou o Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde foi recebido pelo presidente da instituição, desembargador Adalberto de Oliveira Melo. “No Estado, em respeito às diretrizes nacionais e de acordo com a realidade local, buscamos um planejamento voltado à inovação e à continuidade de atividades de gestões anteriores em respeito ao planejamento estratégico do Tribunal”, lembrou.

O desembargador destacou que os investimentos em formação continuada de servidores, modernização e inteligência artificial levaram o TJPE à segunda posição entre os tribunais de médio porte do país no campo da conciliação de conflitos a contribuir para o enfretamento da violência contra a mulher. Ele apontou números da sua gestão, que finda esse ano, como o julgamento de mais de 23 mil processos em 2019, a realização de mais de 40 mil audiências de custódia nos últimos anos e o funcionamento do processo judicial eletrônico em quase todas as comarcas do Estado.

“As visitas que tenho feito aos tribunais do país têm sido importantes, pois estabelecem o diálogo entre as equipes do Supremo e do CNJ com as equipes dos tribunais regionais, nessa integração necessária para uma melhor prestação jurisdicional”, enfatizou o ministro Dias Toffoli. Ele recordou que mais de 70% dos quase 80 milhões de processos que existem no país tramitam na Justiça estadual.

O ministro também visitou o Tribunal Regional Eleitoral – TRE-PE, onde foi recebido pelo presidente do órgão, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves. “A presença do presidente da Suprema Corte, no sentido de pregar a união, representa muito para os pernambucanos. É importante que possamos convergir esforços com vistas ao fortalecimento do Poder Judiciário”, afirmou o desembargador.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Presidência do STF
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *