Dia Mundial da Saúde: CNTS reafirma compromissos
Neste 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a diretoria da CNTS reafirma seu compromisso com a defesa intransigente de saúde pública integral e de qualidade e dos direitos trabalhistas e sociais dos trabalhadores da saúde.
“Mais que nunca, precisamos nos fortalecer para garantir as conquistas que visam condições dignas de trabalho e a qualidade dos serviços de saúde. São bandeiras que passam pela reorganização e fortalecimento do SUS, pela regulamentação da Emenda Constitucional 29, pela instituição de piso salarial e plano de cargos e salários, pela qualificação profissional, por mais unidades de atendimento e aquisição de equipamentos, enfim, que levem ao efetivo cumprimento do preceito constitucional que determina a saúde como direito do cidadão e dever do Estado”, afirma o presidente da CNTS, José Lião de Almeida.
A CNTS destaca que, mesmo com os avanços conquistados em seus 20 anos de existência, o SUS continua enfrentando crises de gestão, principalmente pelo subfinanciamento, além da política de privatização da assistência e precarização do trabalho imposta pelo setor privado. A CNTS defende a retomada do processo de reorganização e de fortalecimento do sistema, na busca da implantação definitiva do SUS, sendo essencial discutir amplamente o conceito de saúde. Avaliar o SUS como componente da seguridade social implica discutir a construção e implementação de políticas públicas de financiamento e gerência responsável para a promoção da saúde, com participação autônoma dos Conselhos de Saúde no processo como instrumento legítimo de controle social.