91

Dia do Trabalho: CNTS em defesa da classe trabalhadora e da vida

Sociedade

Neste Dia do Trabalho, a CNTS fortalece sua luta em defesa dos trabalhadores de serviços essenciais, que colocam sua própria vida em risco para garantir que as necessidades básicas coletivas sejam garantidas. E presta sua homenagem, mais uma vez, a estes trabalhadores que estão se arriscando neste momento de pandemia para que o país saia desta situação de calamidade.

Esta é a situação dos entregadores de aplicativos, dos motoristas e cobradores do transporte coletivo, dos profissionais da saúde, dos farmacêuticos, dos trabalham em postos de combustíveis e supermercados, enfim, profissionais que saem às ruas todos os dias porque não tem outra opção que não seja a de trabalhar.

E precisamos exaltar, em especial, os profissionais da saúde pelo seu trabalho e dedicação na linha de frente do combate à Covid-19. Profissionais estes que estão submetidos a situações precárias e sem condições adequadas de trabalho, vivendo em situação de elevado estresse, com sobrecarga de trabalho em função da falta de profissionais. Em muitos casos sem direito de ter um local adequado para repouso e descanso durante os turnos de trabalho.

Para além de homenagear estes profissionais, precisamos protestar contra as ações do governo que colocam em risco a vida da classe trabalhadora. Não há lucro ou economia que se sustente sem os trabalhadores e, por isso, é essencial exigir que a vida e os direitos dos trabalhadores sejam prioridades.

Ainda mais que, neste contexto de pandemia, evidencia as muitas feridas do mundo do trabalho. Exemplo disso são as alarmantes estatísticas de desemprego e desalento. A chaga do mundo do trabalho torna-se ainda mais grave quando alguns se enriquecem inescrupulosamente enquanto muitos convivem com a fome.

Em tempos de ataques e ofensivas contra os direitos dos trabalhadores e de progressivos cortes na área da saúde, os quais interferem diretamente na qualidade das relações e condições de trabalho, a conjuntura política exige da Confederação e suas representações sindicais, ações coletivas e diálogo social em defesa dos direitos dos trabalhadores. No contexto de pandemia da Covid-19 é premente a defesa incondicional dos direitos sociais dos trabalhadores e em especial o direito à vida.

A CNTS atua para que o trabalhador e o mundo do trabalho sejam dignos, para que haja respeito e decência. Para que o ambiente de trabalho não oprima, não adoeça e nem mate os trabalhadores. Para que o trabalhador leve o pão para casa, com o corpo inteiro. Trabalho, todos queremos, mas acompanhado de dignidade e contrapartidas justas. Nenhum direito a menos. Nenhum passo atrás. Toda vida importa.

CNTS

Uma opinião sobre “Dia do Trabalho: CNTS em defesa da classe trabalhadora e da vida

  • Cassimiro dos Santos Cruz

    E preciso unir forças na defesa dos profissionais da saúde. Ótimo trabalho da CNTS.

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *