32
Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde-DF

Coronavírus já contaminou 237 profissionais de enfermagem no país

Coronavírus

Segundo balanço do Cofen, 14 morreram em consequência da Covid-19 e 223 se recuperam da doença.

O novo coronavírus já contaminou ao menos 237 profissionais de enfermagem no país, segundo balanço divulgado ontem, 13, pelo Conselho Federal de Enfermagem – Cofen. Destes, 14 morreram em consequência da Covid-19 e 223 se recuperam da doença.

Outros 2.321 profissionais têm suspeita de contaminação. Além disso, outras 12 mortes estão sendo investigadas pelas autoridades sanitárias. Os dados foram levantados pelo observatório e Departamento de Fiscalização do Cofen em conjunto com os conselhos regionais de enfermagem. De acordo com o Cofen, a fiscalização ocorreu nos meses de março e abril.

“É uma situação grave, que exige medidas imediatas para evitar o adoecimento em massa de profissionais, que pode ser catastrófico não apenas para os diretamente afetados, mas para o próprio sistema de Saúde”, diz o presidente do Cofen, Manoel Neri.

A maioria das mortes – confirmadas ou suspeitas – era de técnicos e auxiliares de enfermagem, além de oito enfermeiros. As últimas mortes foram registradas na manhã de ontem de uma técnica de enfermagem de Guarulhos e um enfermeiro de Barretos.

A fiscalização do Cofen comprovou que a região Sudeste tem a maior quantidade de casos suspeitos e confirmados da Covid-19, seguida pelo Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo, Sergio Antiqueira, os números devem ser bem maiores e alega que a prefeitura está subnotificando os casos. “Nós estamos levantando os dados de profissionais da saúde que morreram através das redes sociais porque a prefeitura não repassa os dados. Por isso, acreditamos que estejam subnotificados. A prefeitura não respondeu aos nossos questionamentos na mesa técnica sobre adoecimentos dos profissionais e depois divulgou nota à imprensa com dados de afastamentos por gripe, mas que não deixa claro se foi por coronavírus”, conta Antiqueira.

Fonte: CNN Brasil
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *