Confederações se reúnem para definir ações contra reformas neoliberais

A CNTS participou do primeiro encontro do ano promovido pelo Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST o evento aconteceu, na Confederação Nacional dos Metalúrgicos em São Paulo e debateu a conjuntura nacional e tirou agenda de ações contra as reformas neoliberais e anticrise.  A reunião contou com a participação das confederações nacionais em cujas bases atuam cerca de nove mil sindicatos. Além dos dirigentes, participaram técnicos do Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar e do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. A CNTS esteve representada pelo Diretor de Patrimônio, Geraldo Isidoro de Santana, que relatou a importância de encontros como esse para unir forças em defesa dos diretos dos trabalhadores

Para reforçar os trabalhos o FST mobilizou as confederações para outro encontro na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, no dia 17 de janeiro, para discutir e decidir os seguintes pontos:

Apresentação das condições econômicas do FST; avaliação e encaminhamento das ações aprovadas na reunião extraordinária realizada dia 10.01.17; apresentação do quadro político, econômico e social do País e as perspectivas da reação do movimento sindical.

 Já no dia 18 de janeiro a reunião será com profissionais da área de comunicação, jurídica, parlamentar e econômica das confederações de trabalhadores, na sede da CNTI. O objetivo é que os profissionais possam desenvolver trabalho no sentido de contribuírem na resistência contra as ações dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, contrárias ao movimento sindical e à classe trabalhadora.

Para o coordenador do FST, Artur Bueno de Camargo, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação – CNTA Afins, o movimento sindical deve combinar resistência e negociação. Mas ele indica que, para isso, será preciso mobilizar as bases. “Nossa força é a base. É com essa força e legitimidade que devemos negociar com a Câmara, o Senado, o governo e também realizar atos e protestos, em todo o País”, diz.

Para Artur, um dos caminhos é tratar com os parlamentares em suas bases. “Falar com eles em Brasília já faz parte dos encaminhamentos. Mas o político sente o peso da pressão quando vê ações organizadas nos locais onde vive seu eleitorado”. O dirigente do FST defende que toda a estrutura sindical se mobilize.

Experiente consultor sindical, João Guilherme Vargas Neto alerta para a gravidade da situação. Ele analisa: “A recessão já dura três anos, com indicação de depressão. Nossos adversários se aproveitam disso e do desemprego crescente para atacar direitos e tentar isolar o movimento sindical da sociedade. Querem que sejamos como nos Estados Unidos, onde o sindicalismo foi isolado e perdeu qualquer força social ou política. Lá, a sindicalização mal chega a 5%.

 

Para Miguel Torres, presidente da CNTM, os eventos reforçam a unidade sindical. “A crise é muito grave e os ataques aos direitos se multiplicam. A unidade do sindicalismo é fundamental para posicionar a classe trabalhadora na discussão das reformas, na resistência às agressões e na articulação das lutas”, comenta.  (Com Agência Sindical)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *