16

Conatenf realiza agenda de capacitação com o Coren-ES

Enfermagem

Encontro teve o objetivo de trabalhar o quadro de auxiliares e técnicos de enfermagem dos novos conselheiros. Além de discutir temas como enfretamento da pandemia, carga horária de 30h para a enfermagem, piso salarial e local de descanso.

A Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – Conatenf e o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo – Coren-ES se reuniram, nos dias 8 a 10 de fevereiro, para trabalhar o quadro de auxiliares e técnicos dos novos conselheiros que estão assumindo o Coren-ES.

Durante a reunião, foram discutidos os procedimentos e rotinas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, processos éticos, enfrentamento da pandemia, além das bandeiras permanentes de reivindicação da categoria, como carga horária de 30h para a enfermagem, piso salarial, local de descanso e a necessidade da articulação entre o conselho e as demais entidades representativas da categoria.

Participaram do encontro, os membros da Conatenf, o coordenador, Jefferson Caproni; o tesoureiro-adjunto da CNTS, Emerson Pacheco; Christiane Neves; Paulo Murilo Paiva; Mariluce Ribeiro; a presidente do Coren-ES, Andressa Oliveira; junto aos conselheiros Douglas, Priscila, Felipe e Leonardo.

A Comissão também foi recebida pelo presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Espirito Santo – SITAEN-ES, Osmano Amaral, para falar sobre a necessidade da aproximação entre as entidades representativas a fim de minimizar os impactos da crise econômica e da pandemia com os trabalhadores da saúde. Na ocasião, os trabalhadores alertaram para o fato que a região Sudeste é uma das mais atingidas por casos e óbitos de profissionais da enfermagem. De acordo com dados do Observatório da Enfermagem do Cofen, na região são 16.013 casos confirmados de coronavírus e 195 óbitos.

Sobre a Conatenf – O objetivo da Comissão é ser interlocutora entre os profissionais dessas duas categorias da enfermagem diretamente com o Cofen. Seu intuito é estreitar diálogo e ajustes das necessidades ligadas a esse quadro. A Conatenf possui participação ativa durante as reuniões plenárias do Conselho Federal de Enfermagem, já tendo obtido importantes vitórias dentro do Sistema do Cofen/Conselhos Regionais, como a garantia da presença de nível médio na diretoria dos regionais.

Fonte: Com informações do Cofen
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *