Comissões especiais das reformas serão instaladas hoje

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, anunciou que as comissões especiais das reformas da Previdência e trabalhista serão instaladas hoje, dia 9. Maia já assinou os atos da criação dos colegiados e já foram lidos em plenário. Após 48 horas as comissões já podem ser instaladas, com as indicações dos seus integrantes.

Segundo Rodrigo Maia, as matérias são urgentes, mas o debate está garantido. “O Brasil está em uma crise muito grande para perder tempo em duas matérias que são urgentes. Ninguém vai suprimir o debate nessas duas matérias. O que não podemos é deixar de fazer o debate. Atrasar e não instalar”, disse o presidente.

A discussão em torno da reforma previdenciária terá como pontos principais as questões de idade mínima, tempo de contribuição, transição, igualdade entre gêneros, igualdade entre os setores público e privado, aposentadoria dos trabalhadores rurais e aposentadorias especiais.

Já a reforma trabalhista debaterá jornada de trabalho, intervalo entre jornadas, trabalho remoto, registro de ponto, terceirização e prevalência do negociado sobre o legislado. Em relação a este último, o relator da comissão, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), afirmou ser favorável. Marinho utiliza o argumento falacioso de que esta mudança fortalecerá o movimento sindical.

A reforma encaminhada pelo governo prevê a validade do negociado sobre o legislado em relação a 13 pontos, entre eles o parcelamento das férias anuais em até três vezes; cumprimento da jornada de trabalho, limitada a 220 horas mensais; participação em lucros e resultados da empresa; contagem do tempo até o local de trabalho em condução fornecida pelo empregador; intervalo de trabalho com limite mínimo de 30 minutos; validade do acordo coletivo depois do fim da vigência; adesão ao Programa de Seguro-Emprego – PSE; plano de cargos e salários; regulamento empresarial; banco de horas; trabalho remoto; remuneração por produtividade; registro de jornada de trabalho.

Estas medidas têm provocado críticas do movimento sindical. “As entidades sindicais de trabalhadores devem estar atentas e unir forças para evitar o retrocesso social”, ressalta o presidente da CNTS, José Lião de Almeida.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *