85

Cofen dá posse a nova composição da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

Enfermagem

Emerson Pacheco, tesoureiro-adjunto da CNTS e conselheiro do Coren-RS, compõe a Comissão que é porta-voz das demandas dos profissionais de nível médio junto ao Cofen.

O Conselho Federal de Enfermagem – Cofen deu posse nesta semana aos novos integrantes da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – Conatenf. A Comissão criada em julho de 2015 é composta por cinco membros efetivos e cinco membros suplentes.  “Os profissionais de nível médio representam mais de 80% das equipes de enfermagem e estão na linha de frente do combate à pandemia. Nosso compromisso é manter e ampliar o diálogo com a Conatenf, trazendo ao plenário as perspectivas e anseios dos técnicos e auxiliares”, afirmou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

A escolha dos novos membros deu-se por indicação do Conselho, sem interferência das entidades. Emerson Pacheco, tesoureiro-adjunto da CNTS e conselheiro do Coren-RS, compõe a Comissão que é porta-voz das demandas dos profissionais de nível médio junto ao Cofen. Emerson integra a Conatenf desde a sua criação, em 2015. “Tivemos importante papel em discussões como o novo código de ética e a regulamentação de atividades inerentes ao profissional de nível médio. Uma de nossas grandes vitórias foi garantir, nas eleições dos Coren’s, a presença obrigatória de um técnico ou auxiliar de enfermagem no cargo de tesoureiro”, afirmou.

Na primeira reunião da Conatenf com a nova composição, foi eleita, por unanimidade, a nova secretária da Comissão, a técnica de Enfermagem paraibana Mariluce Ribeiro.

Os membros efetivos da Conatenf são: Jefferson Caproni (coordenador); Celso Araújo; Christiane Neves; Emerson Pacheco e; Mariluce Ribeiro. Os suplentes são: Tânia dos Santos; José da Costa; Paulo Murilo Paiva; Joel Queiroz Junior e; Rodrigo Machado.

Sobre a Conatenf – O objetivo da Comissão é ser interlocutora entre os profissionais dessas duas categorias da enfermagem diretamente com o Cofen. Seu intuito é estreitar diálogo e ajustes das necessidades ligadas a esse quadro. A Conatenf possui participação ativa durante as reuniões plenárias do Conselho Federal de Enfermagem, já tendo obtido importantes vitórias dentro do Sistema do Cofen/Conselhos Regionais, como a garantia da presença de nível médio na diretoria dos regionais.

Fonte: Com informações do Cofen
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *