101
Foto: Freepik

Cofen aprova resoluções que irão auxiliar os profissionais no combate ao coronavírus

Enfermagem

Uma das normas autoriza o registro imediato após a conclusão de cursos de enfermagem. A outra normatiza o cadastramento dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem na iniciativa O Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde.

O Conselho Nacional de Enfermagem – Cofen aprovou duas resoluções acerca da participação dos profissionais no combate ao coronavírus. A primeira delas trata-se da Resolução 636/2020, que normatiza o cadastramento dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem na iniciativa “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”. A ação estratégia, instituída pela Portaria 639/2020, de 31 de março de 2020, promoverá capacitação à distância nos protocolos clínicos de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Conforme a resolução caberá aos Conselhos Regionais de Enfermagem comunicar aos profissionais, neles inscritos, que realizem o preenchimento dos formulários eletrônicos de cadastramento, e os respectivos cursos disponíveis. O Cofen informa ainda, que a portaria do Ministério da Saúde não constitui um serviço civil obrigatório, fazendo parte da política de planejamento e capacitação dos recursos humanos da área de saúde para o enfrentamento da emergência internacional de saúde pública.

A segunda resolução, aprovada ontem, 6, ad referendum do plenário, autoriza os Conselhos Regionais registrarem, em caráter excepcional, profissionais egressos de cursos de Enfermagem de qualquer nível de formação, mediante declaração de conclusão de curso e da lista de formandos emitida pela instituição de ensino. Válida durante a pandemia de Covid-19, a Resolução 637/2020 facilita os trâmites para a inscrição de novos profissionais.

Além de agilizar a inscrição, abrindo a possibilidade de fazê-la após a conclusão do curso e antes da emissão do diploma – o que pode demorar meses em algumas instituições –, a normativa acrescenta ainda, mais 180 dias ao prazo para registro e inscrição de profissionais de enfermagem recém egressos, previsto pela Resolução Cofen 560/2017, que aprova o manual de procedimentos administrativos.

Fonte: Com Cofen
CNTS

Uma opinião sobre “Cofen aprova resoluções que irão auxiliar os profissionais no combate ao coronavírus

  • Sebastião Pio dos Santos

    profissional instruido trabalha com segurança e habilidade

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *