CNTS repudia ataques ao regime democrático brasileiro
Nota de Repúdio
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao desprezo pela democracia e seus princípios fundamentais, materializado nas ações criminosas e depredatórias ao patrimônio público dos prédios da sede da Presidência da República, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, que é um bem de todos os brasileiros.
Diante desses fatos gravíssimos, nunca antes vistos na história do país, a CNTS se se coloca ao lado das instituições civis que, neste momento, se posicionam em defesa do Estado Democrático de Direito e do povo brasileiro.
O grande Ulysses Guimarães já dizia: “Criticar a Constituição, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Um traidor da Constituição é um traidor da pátria”.
Essa Constituição garantiu direito a saúde para todos. Saúde que era exclusividade de poucos antes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O piso salarial da Enfermagem está na Constituição Federal. E isso foi possível através de luta e diálogo. Não através de golpismo. Profissionais da saúde fortes, respeitados e valorizados se fazem com instituições fortes.
A democracia foi atacada. Mas sobreviveu e sobreviverá. E a CNTS seguirá atuante, defendendo os trabalhadores e defendendo o Estado Democrático de Direito.