360

CNTS repudia ataque do setor patronal contra o piso da Enfermagem

Nota de Repúdio

Mais uma vez, o setor privado da saúde faz manobras para que o piso da Enfermagem não chegue ao bolso do profissional. Em matéria vinculada no jornal Valor Econômico, a CNSaúde, Confederação que representa todos os estabelecimentos de serviços de saúde no país, como hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios, entre outros estabelecimentos do gênero, recorre a justificativa falaciosa de que o piso causará impacto financeiro estratosférico que prejudicará as corporações privadas de saúde. E ainda recorre ao terrorismo ao cogitar a possibilidade de aumentar os planos de saúde por conta do piso da enfermagem.

A falácia de impacto econômico não é desculpa para que a enfermagem permaneça em frangalhos, desvalorizada e desrespeitada. Após os lucros recordes do setor privado durante a pandemia, é totalmente inadmissível que o setor jogue a conta nas costas dos profissionais da Enfermagem. De acordo com dados da ANS, considerando apenas os três primeiros trimestres 2020, as operadoras tiveram lucro líquido de R$ 15 bilhões e o grupo formado pelos 122 maiores hospitais privados do país encerraram o ano passado com lucro líquido de R$ 30,6 bilhões. Foi o período mais lucrativo desde 2015, segundo a ANS – ao contrário da maior parte dos setores da economia, que entrou em recessão.

É importante ressaltar que o impacto da criação do piso no setor privado representa cerca de 4,8% do faturamento dos planos e seguros de saúde em 2020, segundo relatório do GT da Câmara.

O artigo 7º da Constituição afirma que todo trabalhador tem direito a um piso salarial proporcional à complexidade e à extensão de seu trabalho. E é isto que a enfermagem reivindica. A Enfermagem merece respeito, merece condições dignas de trabalho e merece valorização real. Não aceitaremos menos que isso!

 

CNTS

Uma opinião sobre “CNTS repudia ataque do setor patronal contra o piso da Enfermagem

  • Tania Mara kammler

    Tá na hora de valorizarem ou nos reuniremos em greve …porque sofremos muito …nossos horários são diferenciados..finais de semana, feriados noites, corremos sérios riscos de contaminação e uma série de fatos que são de conhecimento de todos .. Eu tão nos valorizem antes que não haverá mais técnicos de enfermagem…as pessoas que estão se formando não estão mais encarrando finais de semana …hospitais porque compromete noites e finais de semana..nunca temos feriados..Por favor só estamos pedindo o mínimo .. Valorização pelo nosso trabalho…🙏🙏🙏Nós ouçam por favor!!!

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *