16

CNTS realizará Oficina de Comunicação

Com o tema “Mais que informar, formar opinião”, a Oficina de Comunicação da CNTS tem por objetivo analisar a linha editorial dos veículos da CNTS – jornal, publicações temáticas, rádio e TV web e mídias sociais – e orientar sobre a linguagem sindical e diferenciação da grande mídia e comunicação dos órgãos oficiais. Além disso, a Confederação objetiva ampliar sua interlocução com a base – federações filiadas e sindicatos vinculados –, trabalhadores da saúde e sociedade em geral.

As demandas sociais, políticas e econômicas têm exigido cada vez mais desenvoltura dos profissionais de comunicação do movimento sindical, no sentido de fazer a leitura dos fatos sob a ótica dos trabalhadores. Com papel primordial neste processo, o comunicador sindical tem o dever de fazer a ligação entre a diversidade, a tolerância, o respeito e as questões político-sociais que permeiam o dia a dia do trabalhador. Regida por estes princípios, a Oficina de Comunicação debaterá ideias para criar uma rede de comunicação eficaz entre as entidades que compõem a estrutura sindical da CNTS, no sentido de dar fluidez no trânsito de informações e homogeneidade na linguagem jornalística entre as diversas mídias.

Desde sua fundação, a CNTS tem a preocupação de fomentar e executar uma comunicação de qualidade em todos os âmbitos de sua estrutura sindical. Com a manchete “CNTS é dignidade para a saúde”, o primeiro jornal da Confederação, editado em março de 1995, trazia a notícia da transferência da sede de São Paulo para Brasília, como a realização de um compromisso com a luta dos trabalhadores na saúde. O estado calamitoso em que se encontrava a saúde pública da época e a omissão do Estado foram temas do editorial intitulado “União nacional contra a vergonha na saúde”, de autoria do presidente José Lião de Almeida, que denunciava as fraudes contra o SUS.

Com publicação periódica desde 1997, o jornal impresso teve, com o passar do tempo, formato e temas ampliados, porém, mais voltados às questões trabalhistas, sociais e previdenciárias, sem, contudo, ficarem alheios às questões políticas e econômicas, que interferem no cotidiano do trabalhador, de forma apartidária. Mais tarde o jornal ganhou o boletim jurídico e avaliações econômicas, como mais um serviço de informação voltado exclusivamente para compreensão, análise e discussão de temas econômicos e do Judiciário.

Com a grande demanda tecnológica advinda nos anos 2000, a CNTS deu seus primeiros passos no sentido de modernizar o setor de comunicação, com a elaboração de seu site institucional, que vem sendo atualizado e modernizado constantemente. Além disso, a Confederação conta com a edição da Agência CNTS – Saúde em Pauta, informativo digital semanal. Em 28 de agosto de 2015, tornou-se realidade mais um sonho da CNTS, com a inauguração da CNTS TV e Rádio CNTS, canais de comunicação disponíveis na web para todo o país, com o objetivo de expandir ainda mais o alcance da comunicação da entidade com a sociedade em geral e os trabalhadores, em especial, e ainda estreitar as relações com as federações e sindicatos filiados.

E desta forma, a Confederação busca levar uma informação diferenciada no sentido de que ao tempo em que informa, contribua na preparação dos dirigentes para participação nos espaços de debate.

Haverá também reunião dos membros da diretoria executiva e efetiva, para análises e tomada de posições sobre conjuntura política, em especial acerca dos impactos da reforma trabalhista, Lei 13.467/17; e reunião dos conselhos fiscal e de representantes para debater as questões gerais e sobre a previsão orçamentaria para o próximo exercício. O evento será encerrado com o tradicional jantar de confraternização de final do ano, com participação dos dirigentes sindicais, funcionários, assessores e convidados. 

PROGRAMAÇÃO

29 de novembro de 2017

15h – Recepção/Credenciamento de autoridades e convidados

15h30 – Mesa de abertura:

Coordenação Executiva da CNTS/Diretor de Imprensa/Coordenador do SISCOM

16h – Painel 1 – Atuação da assessoria no âmbito político-sindical

Orientadora: Arcelina Helena Publio Dias

Jornalista, foi professora de Jornalismo na Universidade de Brasília, onde criou a cátedra de imprensa sindical, criadora e editora do Jornal do Diap.

Debatedor: Geralda Fernandes

Jornalista, Editora do Jornal do Diap (1997/2010), coordenadora do SISCOM/CNTS      

Coordenador da Mesa: Emerson Cordeiro Pacheco

Coordenador-Adjunto: Keyla Pereira dos Reis

17h20 – Debates

18h – Encerramento do dia

 

30 de novembro de 2017

09h – Painel 2 – Atuação do assessor de imprensa frente as novas mídias sociais

Orientador: Marcio carvalho

Historiador, Mestrando em Educação, especialista em Redes Sociais

Coordenador da Mesa: Maria Salete Cross

Coordenador-Adjunto: Manoel Pereira de Miranda

10h – Debates

10h30 – Painel 3 – Marketing interno e externo de comunicação sindical

Orientador: Fausto Augusto Junior

Diretor Técnico do Dieese na área de Educação e Comunicação,

Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo.

Coordenador da Mesa: José Souza da Silva

Coordenador-Adjunto: Maria Bárbara da Costa

11h30 – Debates

12h30 – Almoço

14h – Painel 4 – Sistema CNTS de Comunicação

Orientadores: Geralda Fernandes e Fellype Sales

Coordenador da Mesa: Lucimary Santos Pinto

Coordenador-Adjunto: Carlos Alberto Monteiro de Oliveira

14h40 – Esclarecimentos

15h – Troca de Experiências – Tempo para Federações/Proposições de ideias/Rede de Comunicação

Orientadores: Geralda Fernandes e Fellype Sales

Coordenador da Mesa: Lucimary Santos Pinto

Coordenador-Adjunto: Carlos Alberto Monteiro de Oliveira

17h10 – Encerramento

17h30 – Coffe Break







CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *