CNTS realiza I Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras na Saúde
O I Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras na Saúde, realizado pela CNTS, por meio do seu Comitê de Gênero, dia 4 de maio, em Brasília, alcançou seus objetivos. O primeiro deles, o de proporcionar conhecimento aos dirigentes sindicais e trabalhadores (as) da Saúde acerca das questões que envolvem direitos da mulher, o seu papel na construção da sociedade, sensibilizar sobre as conseqüências da violência bem como sobre a saúde da mulher trabalhadora na saúde.
Consolidando Direitos e fazendo Justiça foi o eixo central do evento, realizado em formato de ciclo de palestras, respeitando-se as necessidades dos trabalhadores. Participaram do encontro toda a diretoria da Confederação (efetivos e suplentes) e trabalhadores da saúde representantes das federações filiadas, observando a paridade na questão de gênero, contemplando, principalmente, a participação de mulheres.
Fortalecer e consolidar a luta das mulheres em seu local de trabalho e instrumentalizar o movimento sindical para a incorporação de políticas que visem à equidade, a inclusão e o respeito aos direitos das mulheres trabalhadoras foram objetivos específicos do Encontro, cujos participantes debateram sobre O Papel da Mulher Trabalhadora na Construção da Sociedade; Contextualização da História do Trabalho Feminino no Brasil; Mudanças de Paradigma com relação aos espaços ocupados por Mulheres; O trabalho da Mulher na Sociedade Contemporânea; Igualdade de Oportunidades no Mundo do Trabalho; A Saúde da Mulher Trabalhadora na Saúde; e Consequências da Violência contra a Mulher.
“Este I Encontro proporcionou conhecimentos acerca das diversas questões relacionadas ao mundo do trabalho, sobretudo do trabalho da mulher. Conhecimentos estes que levarão ao melhor desempenho em suas lutas diárias, bem como capacitação e mobilização para o enfrentamento de questões recorrentes, como assédio moral e sexual, doenças oriundas da atividade laboral, equidade de gênero e remuneração, dentre outras”, afirma Lucimary Santos Pinto, diretora de Assuntos Legislativos e coordenadora dos comitês da Confederação. Com a realização do evento, afirma, a CNTS desempenha um dos mais importantes papeis deferidos ao movimento sindical: a organização e capacitação dos trabalhadores para o enfrentamento das lutas diárias decorrentes da desigual relação capital x trabalho.