3

CNTS leva ao Senado demandas por segurança e valorização dos trabalhadores da saúde indígena

Saúde

Os dirigentes da CNTS estiveram nesta quinta-feira, 6, no Senado Federal, para defender melhores condições de trabalho, segurança e saúde aos profissionais da saúde indígena contratados pela AgSUS que atuam nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), Polos Base, Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs), Casas de Saúde Indígena (Casais) e demais unidades vinculadas.

Durante audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), que integra um ciclo de debates sobre os povos e comunidades tradicionais, os representantes da Confederação denunciaram os principais desafios enfrentados por esses trabalhadores, entre eles a falta de segurança, as dificuldades logísticas para o desempenho das atividades e a desvalorização salarial, apesar da relevância do serviço prestado às comunidades indígenas.

No debate, a CNTS destacou que possui cerca de 250 sindicatos filiados, dos quais 75 representam trabalhadores da saúde indígena, o que permite à Confederação conhecer de perto a realidade enfrentada pela categoria. E entre as principais reivindicações da categoria estão o reajuste salarial, a regulamentação da jornada e das escalas de trabalho, a implantação de um plano de cargos, carreiras e salários, além de outras medidas voltadas à valorização e à melhoria das condições de trabalho.

Ao final da audiência, a presidente da CDH, senadora Damares Alves, anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir a saúde indígena. A CNTS foi convidada a integrar o colegiado, ao lado da FNE, que também participou da mesa de debates, além de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e de outros órgãos.

Representaram a CNTS na audiência a secretária-geral, Lucimary Santos Pinto; o diretor de Políticas Públicas e Serviços Públicos e presidente do SINTRAS-TO, Manoel Pereira de Miranda; o membro do Conselho de Representantes e presidente do SITESSCH, Fabio Ramos Nunes Fernandes; e a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviços de Saúde do Estado de Roraima (SIEMESP-RR), Joana Gouveia Mendes. Confira a galeria de fotos, clicando aqui. 

 

 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *