
CNTS defende que todos os cursos da área da saúde sejam exclusivamente presenciais
Saúde
Na última segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que regulamenta a Nova Política de Educação a Distância (EaD). A medida representa um avanço significativo ao determinar que os cursos de Enfermagem, Medicina, Direito, Odontologia e Psicologia deverão ser ofertados exclusivamente na modalidade presencial, garantindo, assim, a qualidade da formação e a segurança na prestação dos serviços à sociedade.
No entanto, a CNTS alerta que outros cursos da área da saúde não foram contemplados no decreto. Por esse motivo, a entidade defende que todos os cursos da saúde sejam ofertados exclusivamente no formato presencial, sem exceções.
A formação na área da saúde exige, de forma imprescindível, vivência prática, contato humano, supervisão qualificada e atuação direta em ambientes reais de cuidado. Nenhuma tecnologia pode substituir a experiência adquirida no convívio com pacientes, nas práticas clínicas e nos desafios cotidianos dos serviços de saúde. Garantir uma formação presencial é assegurar profissionais mais bem preparados, éticos e comprometidos com a vida e o bem-estar da população.
A DIRETORIA
22/05/2025