CNTS debaterá Trabalho, Saúde e Democracia

Ampliar a participação e compartilhar responsabilidades com as entidades da base é o objetivo central da eleição dos dirigentes da CNTS, prevista para 18 de novembro próximo, com chapa única e pela segunda vez em congresso. O pleito acontece junto com as demais atividades de comemoração dos 25 anos de trajetória da Confederação, que representa mais cerca de 3 milhões de trabalhadores. A eleição, antes resumida a um voto por federação filiada, reunirá cerca de 70 delegados votantes.

A formação da chapa única, segundo o secretário-geral da CNTS o coordenador do processo, Valdirlei Castagna, foi fruto de acerto político discutido junto às federações. A comissão eleitoral, composta por Valdemir Guimarães, Carlos Santos e Raimundo Morais, avaliou e aprovou as etapas do processo. Ao todo, compõem a nova chapa um grupo de 48 pessoas, que coordenarão os trabalhos da Confederação no quinquênio de dezembro de 2017 a dezembro de 2022.

A criação de novas diretorias vem atender a atualização do estatuto da CNTS, aprovado em agosto de 2015. “O novo estatuto representa um grande avanço para a CNTS, pois amplia a participação dos delegados representantes dos trabalhadores da saúde em todo o território nacional. Além disso, aos 25 anos de existência, é muito importante realizar as devidas atualizações para responder aos avanços e às mudanças de uma sociedade cada vez mais dinâmica e complexa”, ressalta o presidente da CNTS, José Lião de Almeida.

As mudanças tiveram como finalidade contemplar as atuais necessidades de maior participação das federações filiadas, além de promover alterações na estrutura da Confederação. Entre as principais mudanças está a ampliação do colegiado das atuais 16 para 21 diretorias, visando atender as demandas frente ao crescimento da CNTS. “As modificações são um avanço no sentido de ampliar o espaço da CNTS para as federações”, avalia o tesoureiro da CNTS e coordenador do grupo de trabalho da reforma estatutária, Adair Vassoler.

A nova composição da diretoria não terá os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes. E foi reduzido o número de cargos adjuntos e criadas nove diretorias, entre elas a de políticas públicas e serviços públicos; assuntos de aposentados e pensionistas; negociação coletiva; imprensa e comunicação; segurança e saúde do trabalhador; pesquisa, arquivo e memória sindical; cultura, esporte e lazer; assuntos econômicos; e assuntos de gênero, raça, diversidade e juventude – esta última oriunda dos comitês especiais da CNTS.

Congresso eleitoral – O congresso acontecerá em dois dias. “A CNTS está inovando na forma de eleição dos dirigentes. Realizaremos nos dias 17 e 18 de novembro o congresso eleitoral. No primeiro dia serão realizadas palestras sobre temas relevantes para os dirigentes sindicais da categoria e no dia 18 acontece o processo de votação. Poucas entidades de terceiro grau realizam suas eleições por forma de congresso”, disse Castagna. 

Ainda segundo o secretário-geral, com este modelo, a CNTS amplia a participação das federações na escolha democrática dos dirigentes da Confederação. “O processo eleitoral acontecia via conselho de representantes, ou seja, cada entidade tinha direito a indicar um eleitor, envolvendo poucas pessoas na escolha dos gestores da entidade. A eleição via congresso é um processo muito mais democrático e nos dá condições, a partir dessa responsabilidade maior, de fazermos uma discussão cada vez mais ampla e próxima com as federações e sindicatos”.

Os delegados votantes foram indicados pelas respectivas federações. “A indicação dos delegados é de extrema importância, pois através dela é que se forma o processo eleitoral. Esta é uma fase importante na vida da Confederação”, concluiu o secretário.

Durante o congresso, serão encerradas as comemorações dos 25 anos da CNTS, com realização de palestras sobre Conjuntura Política e Sindical; palestras sobre Violência Doméstica – Convivendo com o Agressor, tema da campanha realizada pela Confederação em 2016; realização de teatro interativo sobre Violência Doméstica; premiação ao vencedor do concurso para escolha do hino da Confederação; lançamento de livro comemorativo do Jubileu de Prata; e homenagem àqueles que ajudaram e/ou ajudam a construir a CNTS.

 

2º Congresso Eleitoral da CNTS

Participantes: Delegados natos e delegados eleitos pelas federações nos termos do art. 79, §1º, §2º e §3º do Estatuto Social da entidade e convidados sem direito a voto.

Realização: Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS

Local: Hotel Nacional – Brasília/DF – 17 e 18 de novembro de 2016

Programação

17 de novembro

14h: Abertura oficial do Congresso

15h: Palestras sobre Conjuntura Política e Sindical

Palestrantes:

– Zilmara Alencar – Advogada, especialista na área de trabalho e consultora jurídica da CNTS para assuntos de relações de trabalho.

– André Luiz dos Santos – Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Diap/CNTS.

Coordenação da Mesa: João Rodrigues Filho – Vice-presidente da CNTS

Coordenação-Adjunta: Clotilde Marques – 2º Vice-presidente da CNTS

16h: Debates

16h30: Intervalo

16h45: Palestras sobre Violência Doméstica

Palestrantes:

Dra. Valeska Zanelo – Graduada e Doutora em Psicologia pela UnB, orientadora em Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura e graduada em Filosofia pela UnB.

Dra. Alinne de Souza Marques – Advogada e Consultora Jurídica da AM Advocacia & Consultoria Jurídica; especialista em área da família; membro da Comissão de Combate à Violência Familiar da OAB/DF.

Coordenação da Mesa: Maria Salete Cross – 2ª Tesoureira da CNTS

Coordenação-Adjunta: Adilson Luiz Szymanski – 1º Secretário da CNTS

17h45: Debates

18h15: Teatro interativo sobre Violência Doméstica – Grupo da Faculdade de Artes Dulcina de Morais.

19h: Encerramento do dia

20h: Jantar

 

18 de novembro

8h: Resgate Histórico da CNTS

– Apresentação do Hino da CNTS e lançamento do livro histórico

Coordenação da Mesa: Adair Vassoler – Tesoureiro-Geral da CNTS

Coordenação Adjunta: Carlos Alberto Monteiro de Oliveira – 1º Vice-presidente da CNTS

9h30: Eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da CNTS

12h30: Proclamação do resultado da eleição

13h: Encerramento do Congresso

13h30: Almoço

20h: Jantar de confraternização e homenagens no Esuites Lakeside Brasília, SHTN Trecho 1 conjunto 2 Projeto Orla 3 – Brasília-DF 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *