CNTS amplia base com a criação da FEESSNORTE
Em Assembleia Geral realizada na manhã do dia 15 de outubro, na sede do Sintras em Palmas, foi aprovada a fundação da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Região Norte. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins, Manoel Pereira de Miranda, foi eleito primeiro presidente da entidade para um mandato de cinco anos.
Segundo o presidente da FEESSNORTE a idealização da criação desta federação é em virtude da não existência de uma entidade da região norte do país. “A fundação desta federação visa unir todas as entidades sindicais da saúde em prol da defesa da categoria na região norte representada pelos sindicatos”, diz Manoel Miranda.
O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, Valdirlei Castagna, que também participou da criação e fundação da federação aponta a importância da criação dessa entidade representativa. “A criação da FEESSNORTE representa um elo entre a CNTS e os sindicatos. Os sindicatos dessa região estavam desamparados, muito longe da Confederação”, ressalta Castagna.
Ele diz ainda que a Federação vem no sentido de ajudar a fortalecer a região norte através de ações conjunta com os sindicatos, buscando apoio na CNTS com projetos para desenvolver na base.
Da fundação desta federação participaram, além do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins e da CNTS, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre; o Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas e em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Amazonas, o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia; o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Rondônia e o Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do Estado de Roraima.
A base territorial da FEESSNORTE é constituída pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins, representando servidores e empregados em empresas da área da saúde dos hospitais públicos, privados, de economia mista, beneficentes, religiosos e filantrópicos.
Composição da diretoria executiva fundadora da Federação.
DIRETORIA:
Presidente: MANOEL PEREIRA DE MIRANDA,
Vice-Presidente: JOÃO BATISTA RÊGO,
1º Secretário: ANGELO FLORINDO DA SILVA,
2º Secretário: LUZIA NOGUEIRA LIMA,
1º Tesoureiro: CAIO CESAR MARIN,
2º Tesoureiro: FREDSON DANTAS LOPES,
Diretora de Formação Sindical: FRANCINETE MOREIRA BARROS
SUPLENTES DE DIRETORIA:
(1º SUPLENTE) CLÉIA COSTA DE ANDRADE,
(2º SUPLENTE) NAZARENA CARVALHO CUNHA
(3ª SUPLENTE) MARIA DAS FLORES SILVA SANTOS,
(4º SUPLENTE) DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA,
(5º SUPLENTE) JEAN MARCOS LUNIER,
(6ª SUPLENTE) VERÔNICA MARTINS DA SILVA,
(7º SUPLENTE) RAIMUNDO DE SOUSA MORAIS,
CONSELHO FISCAL:
SANDRO LOURENÇO DO NASCIMENTO,
DAVI SOUZA DE SALES,
JOÃO BATISTA FERREIRA DOS SANTOS;
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:
(1º SUPLENTE) NÁDIA MARIA FARIAS VINENTE,
(2ª SUPLENTE) NEIDE SILVA DE OLIVEIRA,
(3º SUPLENTE) JOSE MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA
CONSELHO DE REPRESENTANTES:
MANOEL PEREIRA DE MIRANDA,
MAURO DOS SANTOS EGÍDIO,
SUPLENTES DO CONSELHO DE REPRESENTANTES:
JOSÉ ADAILTON CRUZ PEREIRA,
CHARLES ALVES DE OLIVEIRA.