3

CNTS alerta para prevenção como forma de combate ao câncer

 Nos homens o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente. Segundo o Inca, há o registro de 70 mil novos casos por ano no país para uma doença que tem taxa de 90% de cura se o diagnóstico for inicial. O problema é que o homem brasileiro tende a descobrir tarde a doença devido à falta de informação e à resistência ao exame de toque retal. Esse exame é insubstituível e o único capaz de identificar a doença com precisão.

Segundo o Centro de Referência da Saúde do Homem, 60% dos pacientes do sexo masculino só procuram tratamento quando a doença está em estágio avançado. O exame de toque não é o único que deve ser realizado. A medição da taxa de PSA, uma enzima produzida pela próstata que permite a liquidez do sêmen, também é um indicativo para o surgimento da doença. Um exame não substitui o outro e, em alguns casos, mesmo com a taxa normal de PSA, o paciente é diagnosticado com câncer.

Para alertar a população sobre a incidência dessas doenças, no mundo inteiro, anualmente, são realizadas as campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, destinadas ao combate do câncer de mama e próstata, respectivamente. Pelo quarto ano consecutivo a CNTS participa das campanhas e incentiva a realização de exames preventivos, como forma de combate ao aumento na incidência dos cânceres. O objetivo da Confederação é, também, ampliar o alerta para o cuidado com todas as doenças. Para o presidente da Confederação, José Lião de Almeida, “a falta de informação por parte da população a respeito dos exames realizados precisa ser superada. A análise clínica é fundamental para um diagnóstico precoce e um tratamento que viabilize a cura”.

A diretora e coordenadora do Comitê de Gênero da CNTS, Maria Salete Cross, alerta para a importância da prevenção. “É preciso detectar a doença no início, quando o tratamento é possível. Este alerta vai principalmente para os homens, que por um tabu vão tardiamente realizar o exame necessário para detecção do câncer de próstata. Para isso, o poder público precisa investir massivamente em campanhas e mobilizações para que a população possa realizar os exames necessários”, alertou. (Com informações Inca, Portal iG e UOL).

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *