34
Divulgação

CNS repudia reforma da Previdência, que pode voltar à pauta do Congresso ainda este ano

Trabalho e Previdência

O Conselho Nacional de Saúde – CNS aprovou moção de repúdio à tentativa de desmonte da Previdência Social. De acordo com o texto, o Conselho rejeita “com veemência, qualquer tentativa de dar continuidade ao desmanche unilateral e autoritário da Previdência Social e exige a ampliação do diálogo com as entidades diretamente relacionadas com a temática, para exposição dos riscos e prejuízos dessa reforma ao povo brasileiro”.

As mudanças propostas pela reforma da Previdência – PEC 287/2016 – aumentam o tempo de contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras, dificultando o acesso ao benefício. O CNS já havia publicado a Resolução CNS nº 543, de 10 de março de 2017, por meio da qual o órgão posicionou-se contrário à retirada de direitos previdenciários, bem como a Recomendação CNS nº 14, de 12 de maio de 2017, que recomendava ao Congresso Nacional a interrupção da tramitação da reforma da Previdência.

Prioridade do governo Temer, a reforma no setor previdenciário tem sido destacada também como um dos motes do presidente eleito, Jair Bolsonaro. O projeto deve voltar a ser discutido entre parlamentares ainda em 2018. A proposta defendida pelo governo atual possui divergências em relação à forma como o próximo governo a planejou. As disputas internas para quem vai ter o “mérito” de reformar a Previdência já começaram. Ambos lados querem os louros, porém, sem uma análise profunda e técnica dos dados e sem ouvir a sociedade, o maior programa de distribuição de renda brasileiro pode estar ameaçado.

A CNTS ressalta que a reforma, do jeito que foi proposta, dificulta o acesso e achata o valor das aposentadorias e pensões dos trabalhadores, abrindo caminho para os bancos privados – principais interessados em ampliar seu escopo de clientes nos programas de Previdência privada. Além disso, pesa o fato de o governo não cobrar o ressarcimento das dívidas das grandes empresas com a Previdência, que geram danos de bilhões de reais aos cofres públicos. No entendimento da Confederação, este seria o primeiro passo que o governo deveria adotar para equilibrar as contas. (Com informações SUS Conecta)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *