55
Foto: Mídia Ninja

Brasil tem maior média de mortos por dia desde início da pandemia

Coronavírus

País acumula 74 mil óbitos e mais de 1,9 milhão de infectados.

O Brasil registrou nos últimos sete dias a mais alta média de mortos por Covid-19 desde o início da pandemia. A chamada média móvel de óbitos do país na terça-feira, 14, chegou a 1.056. Esse dado é um recurso estatístico que busca dar visão mais acurada da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

A média mostra que duas regiões do país, Centro-Oeste e Sul, são as que registraram maior aumento percentual de mortes. No Sul, o total de óbitos nos últimos sete dias dobrou na comparação com a semana anterior. Já o Centro-Oeste teve alta de 43%.

Em todo o Brasil, apenas ontem foram registrados 1.341 óbitos e 43.245 infectados, segundo levantamento do consórcio de imprensa. O país já acumula 74.262 mortes desde o início da pandemia, em março. Mais de 1,9 milhão foram infectados com a doença.

Os dados com o total de infectados e vítimas foram compilados pelo consórcio entre Folha, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL. O levantamento é feito com a coleta de dados das Secretarias de Saúde dos estados.

Com 417 mortes na terça, São Paulo foi o estado com mais vítimas nas últimas 24 horas, segundo dados do consórcio. É o epicentro da pandemia, com mais de 18 mil mortos.

Com uma taxa de 34 mortos por 100 mil habitantes, o Brasil apresenta uma média mais baixa que outros países atingidos pela pandemia. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de óbitos, e o Reino Unido, terceiro no ranking, têm 41 e 67 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

A comparação com os outros países é feita levando em consideração os dados consolidados pela Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Até a sexta-feira, 10, a instituição contabilizava mais de 13 milhões de casos do novo coronavírus em todo mundo e 576 mil mortes.

Já de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados ontem, o Brasil registrou 41.857 novos casos e 1.300 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. O total já chega a 74.133 mortes e 1.926.824 casos pelo novo coronavírus.

Entre os estados, São Paulo ainda soma o maior número total de registros – são 386.607 casos e 18.324 mortes. Em seguida na lista, aparecem os estados do Ceará, Rio de Janeiro e Pará. Os dados mostram que no total há 1.209.208 pessoas que se curaram da doença.

Fonte: Folha de S. Paulo
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *