28
Em maio, o presidente buscou apoio do Legislativo e Judiciário para governar. Na ocasião, falava-se em pacto a ser firmado entre os três poderes em torno de agenda central. Foto: Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro busca apoio do Legislativo e Judiciário para governar

Artigos

Pacto a ser firmado prevê esforços entre os três poderes em torno de uma agenda com cinco pontos centrais: reforma da Previdência; reforma tributária; pacto federativo; segurança pública; e desburocratização.

Se as manifestações pró-governo, realizadas em 26 de maio, não surtiram o efeito esperado pelo presidente Jair Bolsonaro, de pressionar o Poder Legislativo, especialmente a Câmara dos Deputados, a apressar as votações e votar a favor das propostas governistas em tramitação, serviram, outrossim, para mostrar ao presidente que, sem diálogo e apoio, não conseguirá governar. As reações de Bolsonaro e de parlamentares sugerem mudanças de ambos os lados, sob o discurso de retirar o país da crise, agravada pelo enfrentamento entre os poderes.

Logo após as manifestações dos apoiadores, Bolsonaro destacou o “recado das ruas” ao Legislativo e o Supremo Tribunal Federal, com críticas aos parlamentares – mais acentuadas em relação aos partidos de oposição e aos que compõem o bloco centrão –, e em defesa da pauta: reformas administrativa e previdenciária, pacote anticrime, combate à corrupção. Mas, diante da reação de líderes partidários, o presidente mudou o tom e passou a defender a harmonia entre os poderes e a união em torno de um pacto para aprovação de reformas e definição de metas e ações que favoreçam a retomada do crescimento do país.

O texto com a definição das matérias que devem constar do pacto, elaborado pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e apresentado há mais de um mês, entrou na ordem do dia. Em regime de urgência, Bolsonaro chamou Dias Toffoli para conversar e também os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Também participaram do encontro o núcleo duro do Palácio do Planalto, formado pelos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; da Economia, Paulo Guedes; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.

Em entrevista ao programa Domingo Espetacular, da Rede Record, Bolsonaro avaliou que o país tem tudo para ser uma grande nação. “Falta nós, aqui em Brasília, conversarmos um pouco mais, discutirmos o que temos que votar em especial, e juntos fazer aquilo que o povo pediu por ocasião das eleições e por ocasião das manifestações”, disse, defendendo que “as leis venham a ser feitas de forma mais rápida, para que saiamos dessa situação crítica que nos encontramos”.

O presidente fez ainda um mea culpa: “Acho que falta conversar um pouco mais, e a culpa é minha também, para que nós coloquemos na mesa o que nós temos que aprovar, o que também temos que revogar porque tem muita legislação que atrapalha o crescimento do Brasil”. Durante a reunião, Bolsonaro destacou a importância de trabalhar junto com Legislativo e Judiciário, defendeu as instituições e condenou os ataques sofridos pelo Congresso e pelo Supremo nas manifestações promovidas pelos apoiadores.

O pacto prevê união dos esforços entre os três poderes em torno de uma agenda com cinco pontos centrais: reforma da Previdência; reforma tributária; pacto federativo; segurança pública; e desburocratização. O ministro Onyx Lorenzoni disse que o documento de Toffoli foi discutido com Rodrigo Maia e com Davi Alcolumbre e vai ter os ajustes para que seja assinado, em data prevista para na semana de 10 de junho. O ministro explicou que a ideia é estabelecer um diálogo constante com os líderes dos três poderes e trabalhar em harmonia pelas necessidades do país.

O ministro da Casa Civil explicou que uma das medidas previstas seria a reforma do sistema previdenciário. “O Brasil está desequilibrado fiscalmente, tem um déficit fiscal de R$ 50 bilhões por ano que tem origem só na Previdência. Claro que isso fez parte da conversa, estão todos preocupados e todos querem construir um caminho onde o Brasil, como a gente sempre diz, possa passar o portal do equilíbrio fiscal e ir para o caminho da prosperidade, que é o que todos nós desejamos”.

Negociação – Rodrigo Maia avisou que o texto vai ser levado para avaliação dos líderes partidários da Câmara. “Preciso respaldar minha decisão ouvindo os líderes, pelo menos a maioria, para assinar em nome da Câmara”, destacou. Ele defendeu que a Câmara priorize, além da reforma da Previdência, propostas que ajudem a reorganização e a reestruturação do Estado brasileiro. E citou como exemplo a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 423/2018, que altera a regra de ouro e estabelece medidas voltadas ao cumprimento da regra e a limitação das despesas obrigatórias.

“As despesas obrigatórias atingem quase 100% do gasto público, o que inviabiliza o fechamento do Orçamento, como está inviabilizando este ano, se não aprovarmos rápido o PLN 4/2019. Queremos discutir em que condições o governo pode ter um gasto acima do que está previsto na regra de ouro com restrições, com bloqueios de aumentos, com redução de despesas, e todas outras regras nas quais o Estado paga a conta da ineficiência”, explicou o presidente.

Além da abertura de diálogo com os chefes do Legislativo e do Judiciário, Bolsonaro deu outra demonstração de mudança de comportamento ao se dirigir aos senadores, mesmo que por meio de carta, para pedir a aprovação da Medida Provisória 870, que muda a estrutura administrativa do governo, pautada para votação no plenário do Senado. A carta, assinada também pelos ministros Onyx Lorenzoni, Paulo Guedes e Sérgio Moro, tinha como objetivo impedir alterações na MP 870, pois, se isso acontecesse, teria de voltar para apreciação dos deputados e isso poderia levar à extinção da MP, a partir de 3 de junho.

A MP aprovada pelos deputados resultou em derrotas em pontos essenciais para o governo, como a permanência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf no Ministério da Economia. Os senadores que apoiam o governo queriam retomar a proposta inicial para que o Coaf ficasse sob a responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O governo também desistiu do que foi proposto inicialmente, de transferir a Funai do Ministério da Justiça para o Ministério da Agricultura e o Ministério do Meio Ambiente fica responsável pelo Serviço Florestal Brasileiro, deixando o Ministério da Agricultura. Também mantiveram os poderes dos auditores fiscais da Receita Federal.

A avaliação de lideranças políticas é no sentido de que a mudança de postura Bolsonaro demonstra que o presidente e seu núcleo de decisões no governo podem, finalmente, ter compreendido que política se faz com diálogo e a compreensão de que é preciso ceder em algumas posições. E também que não dá para governar enviando recados pelas redes sociais e, muito menos, atribuindo as responsabilidades aos demais poderes.

O certo é que ainda é muito cedo para uma conclusão sobre até quando e até que ponto vai valer o perfil negociador de Bolsonaro.

Fonte: Com Agência Brasil, Agência Câmara Notícias, Agência Senado
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *