Foto: Fotos - Tchélo Figueiredo - GOV MT

Audiência Pública na Câmara debate reajuste anual do piso salarial da enfermagem

Enfermagem

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove na próxima terça-feira, 9, audiência pública sobre a situação do reajuste anual do piso salarial dos profissionais de enfermagem.

A Secretária-Geral da CNTS, Lucimary Santos Pinto, será uma das convidadas do debate, que ainda deve contar com a presença de representantes do Ministério do Trabalho, do Ministério da Fazenda, do Tesouro Nacional, do Cofen, da ABRASCO, da FNE e da CNTSS.

O debate atende a pedido do deputado Bruno Farias (Avante-MG) e será realizado a partir das 13 horas, no Plenário 08. Para o deputado, “a CLT garante aos trabalhadores o reajuste salarial anual, obrigando as empresas e sindicatos profissionais a firmarem acordo em favor dos empregados, ou seja, o seu objetivo é manter atualizada a remuneração de todos para não comprometer a vida do trabalhador. No entanto, é importante notar que o piso salarial da enfermagem não é automaticamente reajustado anualmente”.

Além disso, quando a Lei do piso salarial da Enfermagem foi sancionada em 2022, o presidente Jair Bolsonaro vetou o dispositivo que previa o reajuste anual automático do piso salarial, com base no INPC.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *