30 horas já para a Enfermagem

CNTS

Relator apresenta parecer pela aprovação do PL 2.295/00

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) apresentou, dia 27 último, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, parecer pela aprovação do PL 2.295/00, que dispõe sobre a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais da Enfermagem. “Não há dúvida de que esta demanda é extremamente justa. O exercício da Enfermagem é extenuante e implica vários riscos para a saúde dos profissionais, tanto mental quanto física, inclusive pelo contato estreito que mantem com portadores de patologias diversas e, muitas vezes, contagiosas”, ressalta em seu relatório.

O projeto altera a Lei n.º 7.498/86, que “dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem, e dá outras providências”, limitando a jornada de trabalho desses profissionais a seis horas diárias e 30 semanais. “A redução proposta acompanha o tratamento especial que diversas categorias obtiveram, em virtude das peculiaridades do exercício de seu trabalho. No caso dos profissionais da Enfermagem, que tem rotinas extremamente desgastantes, seria evidente o benefício da implementação desta medida. Quando participamos da Semana da Enfermagem em Santos/SP, no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, apresentamos este relatório. Não somente os médicos, mas também técnicos e auxiliares de laboratório e de radiologia já desfrutam da carga horária reduzida em virtude das peculiaridades de sua atuação”, argumenta o deputado.

Faria de Sá evidencia a sobrecarga de trabalho, citando que existem hospitais nos quais um profissional tem de atender a vinte ou trinta pacientes. “Não há forma de assegurar a qualidade da atenção prestada em tais circunstâncias. Para garantir um bom desempenho na assistência aos enfermos, é mais seguro que profissionais da Enfermagem gozem de pleno equilíbrio físico e mental, uma vez que realizam intervenções que demandam concentração, perícia e uma boa dose de paciência. A redução da carga horária significará redução do nível de estresse e trará como resultado a melhoria e a humanização dos serviços prestados.

O voto apresentado é favorável à aprovação dos projetos de Lei 2.295/00, 969/99, 2.169/99 e 794/07, e parcialmente dos projetos 1.891/07 e 2.392/07, nos termos do PL 2.295. A Comissão de Trabalho aprovou voto pela rejeição da matéria. Após apreciação na Comissão de Seguridade, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. Leia a íntegra do parecer na página da Confederação – www.cnts.org.br

Proposições apensadas ao PL 2.295/00:

– PL 969/99, do deputado Marcos de Jesus, que altera a mesma lei, estabelecendo a jornada destes profissionais em 30 semanais e 120 horas mensais.
– PL 2.169/99, do deputado Fernando Coruja, que da mesma forma como o principal, fixa a jornada de trabalho em seis horas diárias e 30 semanais.
– PL 794/07, do deputado Jovair Arantes, que reproduz as disposições contidas na iniciativa principal.
– PL 1.891/07, do deputado Mauro Nazif, que estabelece a jornada destes profissionais em 30 semanais.
– PL 2.392/07, do deputado Mauro Nazif, que estabelece a redução da carga horária dos profissionais de Enfermagem, garantida a adequação da jornada de trabalho sem redução salarial.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *