30 horas já!
Entidades conquistam inclusão do PL 2.295 na pauta extraordinária e pressão continua pela aprovação sem mudanças e pela sanção presidencial
Leonardo Prado / Ag Câmara
Mais uma etapa fundamental foi vencida nesta terça-feira, 16, no sentido de garantir a votação do PL 2.295/00, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais da Enfermagem. Fruto da operação nacional reforçada desde a quarta-feira da semana passada pela CNTS, ABEn, FNE e Cofen, o Colégio de Líderes aprovou a inclusão da proposta na pauta de prioridades da Casa, para votação em plenário nesta e nas duas próximas semanas. 15 dos 18 líderes presentes votaram a favor, inclusive o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP). As entidades vão manter as atividades até a votação em plenário.
Enquanto os líderes discutiam a definição da pauta, dirigentes sindicais e das entidades de classe permaneceram em mobilização, quando lotaram o plenário da Comissão de Constituição e Justiça e permaneceram até após as 13 horas, quando foi confirmada a inclusão do projeto na pauta. No período da tarde, os dirigentes e profissionais da Enfermagem ocuparam a galeria do plenário da Câmara. Durante todo o dia, vários deputados solicitaram a votação da proposta pelo plenário da Casa em regime de urgência, o que já vem acontecendo desde o início de 2009. A inclusão dos projetos na agenda, porém, não significa acordo quanto ao conteúdo das propostas. Portanto, há que se continuar a pressão pela aprovação do projeto e sanção presidencial.
Luiz Cruvinel / Ag Câmara
Leia mais na Agência CNTS nº 211