8
Foto: Fetessesc

28° Encontro Estadual da Fetessesc debate os rumos da organização e do financiamento de entidades sindicais

Entidades de Base

Com o objetivo de debater as estratégias de luta da organização sindical e sustentabilidade financeira das instituições, a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina – Fetessesc promoveu, dia 9 de outubro, o 28º Encontro Estadual de Dirigentes Sindicais. O evento aconteceu na capital catarinense e contou com a participação de mais de 50 dirigentes sindicais e trabalhadores da área da saúde.

De acordo com Fausto Augusto Junior, coordenador técnico do Dieese-SP, que ministrou a palestra Desafios e Perspectivas em contexto de mudanças, o setor da saúde vem sofrendo com a investida de grandes empresas e do mercado financeiro na venda de serviços de saúde. Isso ocorre porque, atualmente, os serviços mais lucrativos no mundo são os direitos sociais. “Neste momento os direitos sociais estão se tornando cada vez mais mercadorias. Atualmente, a grande disputa dos mercados internacionais passa por previdência, educação e saúde”, afirma Fausto Augusto Junior. Desta forma, para o palestrante, uma das lutas essenciais para a manutenção do movimento sindical da área da saúde é a defesa do Sistema Único de Saúde – SUS e dos demais direitos sociais.

Com o objetivo de reestruturar as estratégias de luta e organização sindical, o evento proporcionou espaço de debate e criação de propostas em grupos para a garantia de representação dos trabalhadores na área da saúde. O economista José Álvaro de Lima Cardoso, supervisor técnico do Dieese-SC, coordenou a atividade.

A Fetessesc avaliou como positiva a realização do evento, que em 28 edições vem reforçando a importância da constante formação política e técnica dos dirigentes sindicais que atuam para a garantia de direitos dos trabalhadores da área da saúde do Estado de Santa Catarina.

Fonte: Fonte: Fetessesc
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *