13
Foto: CNS

16ª Conferência Nacional de Saúde será lançada na Câmara dos Deputados

Saúde

O evento acontece na quarta-feira, 3, às 9h30, na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) será lançada na quarta-feira, 03, às 9h30, na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS e contará com as presenças dos presidentes dos Conselhos Estaduais de Saúde de todo o Brasil.

O lançamento marca umas das ações organizadas para celebrar a Semana da Saúde, pelo Dia Mundial da Saúde comemorado em 7 de abril. O CNS também incentiva que, durante a Semana da Saúde, os conselhos estaduais e municipais intensifiquem a realização de atividades em suas regiões, para ampliar a mobilização para a 16ª Conferência.

Plenárias, conferências livres em praças públicas, atos em câmaras e assembleias legislativas, manifestações com lideranças locais, caminhadas e atividades em universidades estão entre as ações que podem ser realizadas com a participação social, em defesa do SUS.

A 16ª Conferência será realizada em Brasília, de 4 a 7 de agosto. Entre as etapas preparatórias para o evento nacional está a promoção de conferências municipais, que devem ser realizadas até o dia 15 de abril. As conferências estaduais estão programadas para acontecerem de 16 de abril a 15 de junho de 2019.

Ainda na quarta, logo após o lançamento, a mesa diretora do CNS se reunirá com os presidentes dos conselhos estaduais, com o objetivo de discutir as ações de mobilização para a conferência nacional. O tema central da 16ª Conferência é Democracia e Saúde e os eixos temáticos são Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS.

As atividades em comemoração à Semana da Saúde ainda incluem o lançamento da 6ª Conferência Nacional e Saúde Indígena (CNSI) na terça-feira, 02, às 10h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Tendo como tema Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: Atenção Diferenciada, Vida e Saúde nas Comunidades Indígenas, a 6ª CNSI deve reunir cerca de 2 mil indígenas, em Brasília, de 27 a 31 de maio.

Dia Mundial da Saúde – O Dia Mundial da Saúde é comemorado todos os anos na mesma data em que a Organização Mundial da Saúde – OMS foi criada, em 7 de abril de 1948. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida.

Saiba mais

O que: Lançamento da 16ª Conferência Nacional de Saúde na Câmara dos Deputados

Quando: 3 de abril, às 9h30

Onde: Comissão de Seguridade Social e Família – Plenário 7, Anexo 2, da Câmara dos Deputados

Informações: (61) 3315-2150

Fonte: Conselho Nacional de Saúde
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a CNTS
nas Redes Sociais